Seguindo o calendário divulgado pela CEF, o saque do FGTS começa nesta quarta-feira e vai até meados do mês de julho.
Começa a ser liberado hoje, 20/04, os saques de até R$ 1 mil para trabalhadores nascidos em janeiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A liberação do saque extraordinário do FGTS será conforme a data de nascimento do trabalhador e irá de março a junho deste ano. Os beneficiados receberão a quantia através da conta poupança digital, usada para o recebimento de benefícios previdenciários e sociais.
Segundo o divulgado pela Caixa Econômica Federal (CEF), “maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa”. Entretanto, o trabalhador deve ficar atento, pois, caso não receba automaticamente, deve solicitar a liberação do saque que será completamente informatizado, assim não será necessário o comparecimento a nenhuma agência da Caixa. A solicitação deve ser feita através do aplicativo oficial do FGTS.
Segundo o divulgado, “os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros”, informa a Agência Brasil.
Consulta e saque do FGTS
A CEF disponibilizou um portal (clique aqui e acesse) para que o trabalhador possa saber se receberá o Saque extraordinário do FGTS automaticamente ou se será necessário realizar a solicitação do saque. A consulta também pode ser realizada através do aplicativo oficial do FGTS.
O site informa apenas a data prevista para o saque e se será ou não automático o recebimento. Já pelo aplicativo é possível ter informações “como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital, o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS”, informa a Agência Brasil.
Os valores estarão disponíveis para saque até o dia 15 de dezembro deste ano, após essa data, caso o dinheiro não seja movimentado, retirado ou transferido para outra conta, os recursos retornarão a conta de origem do FGTS . Ao retornar a conta de origem, o valor terá a correção monetária referenciada ao rendimento do Fundo de Garantia, seguindo o período parado na conta poupança digital.
Confira o calendário do saque do FGTS
Texto: Brener Mouroli