O pagamento de débitos com cartão de crédito já está sendo testado e deverá ser expandido durante o decorrer do ano de 2023.
Um novo método de pagamento do Documento de Arrecadação de Receita Federais (Darf) começou a ser testado pela Receita Federal do Brasil (RFB) nas últimas semanas. O pagamento de débitos com cartão de crédito é um projeto-piloto e será testado para a verificar a viabilidade e o funcionamento.
Todo o projeto foi construído em conjunto ao Banco do Brasil, ele poderá ser realizado por meio das plataformas coma opção “Pagar Online”. Outro ponto interessante do método fruto da parceria é que ele está disponível todos os sete dias da semana e nas 24 horas do dia, ajudando aos contribuintes. Entretanto, os pagamentos que forem realizados após as 20h a contabilização do pagamento será realizado no dia útil seguinte.
De acordo com a RFB, “neste primeiro momento, será possível efetuar o pagamento com cartão de crédito dos débitos em Darf na versão numerada emitidos pelo Sicalc Web, pelos parcelamentos ordinários e simplificados da Receita Federal, pelo “Regularize” para débitos inscritos em Dívida Ativa da União, e das multas por atraso na entrega das declarações do Simples Nacional (PGDAS-D e DASN-Simei)”, explica em publicação.
Durante o período em que o projeto-piloto estiver acontecendo, poderá ser pagos débitos de até R$ 15 mil utilizando cartões com as bandeiras: Visa, Mastercard e Elo, pertencentes a qualquer instituição. O pagamento poderá ser acompanhado pleo Centro Virtual de Atendimento ao Cliente (e-CAC) e o comprovante será enviado por e-mail. o projeto será implementado gradualmente durante o decorrer do ano para demais situações.
Recentes:
- Cartão de ponto mensal: Como importar no Sistema Makro?
- Cartão CNPJ: descubra a importância da identificação empresarial
- Por que testar um software contábil gratuito antes de contratar?
- Conheça 5 dicas para organizar a vida financeira