Lote residual do IRPF 2022 terá o crédito no fim do mês para os mais de 488 mil contribuintes com o direito a restituição.
Cerca de 488 mil contribuintes terão direito a restituição do lote residual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), a consulta foi aberta hoje, 22/12, para o lote residual de dezembro de 2022. O crédito será realizado no dia 29 de dezembro e o valor das restituições é de mais de R$ 903,37 milhões, segundo a Receita Federal do Brasil (RFB).
Conforme divulga a RFB, a divisão será da seguinte maneira “do total, R$ 235,61 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade: 4.613 idosos acima de 80 anos, 31.743 entre 60 e 79 anos, 3.718 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 11.433 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 437.130 contribuintes não prioritários”
Os contribuintes podem verificar se tiveram a declaração liberada acessando página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. No serviço Portal e-CAC, também é possível verificar o extrato da declaração.
Além disso, é possível verificar por meio do aplicativo disponibilizado para smartphones e tablets, nele é possível verificar a situação do CPF e também a checar se há a liberação das restituições.
Resgate do lote residual do IRPF 2022
O valor da restituição passar por atualização com base na taxa Selic a partir do mês final de entrega até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Sendo assim, a restituição é depositada diretamente na conta bancária informada na hora da declaração ou por meio da chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Relacionados:
- Lote residual do IR poderá ser consultado na próxima segunda (24)
- Receita abre consulta ao Lote Residual IRPF 2022
- Receita Federal libera último lote de restituição do IRPF
- Malha Fina IRPF: RFB abre consulta ao lote residual de restituição do IR
- Imposto de Renda : o que você precisa saber