A RFB paga hoje o quinto e último lote de restituição do IRPF, usuários devem ficar atentos para verificar se não estão na malha fina.
A Receita Federal do Brasil (RFB), liberou o pagamento da restituição do quinto e último lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote liberado nesta sexta-feira, 30/09, também contemplará restituições de anos anteriores.
Conforme o divulgado, ao todo, serão restituídos R$ 1,9 bilhão para 1.220.501 contribuintes. “desse total, 1.159.183 são contribuintes não prioritários que entregaram declarações neste ano ou retificaram declarações de exercícios anteriores”, informou a RFB.
Sendo assim, conforme a regra de prioridade legal, o restante é dividido em 5.201 idosos acima de 80 anos; 36.492 entre 60 e 79 anos; 4.247 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave e 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Os contribuintes receberão a restituição a partir da conta bancária informada na Declaração do imposto de renda na hora da efetuação da DIRPF de forma direta ou por indicação de chave PIX. É importante que os contribuintes verifiquem a possibilidade de terem entrado na malha fina, caso não tenham recebido a restituição do IRPF. Segundo a RFB, 1,03 milhão de contribuintes tiveram a declaração retida.
Como consultar a restituição do IRPF
A consulta pode ser feita seguindo o passo a passo abaixo:
- Acesse a página da Receita Federal do Brasil
- Clique em “Meu Imposto de Renda”
- Vá em “Consultar Restituição”
Outra forma de efetuar a consulta é acessar no aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para sistemas iOS e Android. Para consultar se há pendencias, o contribuinte deve acessar a página do “Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC)” e fazer a verificação das informações.
Relacionados:
- IRPF 2023: Caiu na malha fina?
- Imposto de Renda : o que você precisa saber
- Malha Fina IRPF: RFB abre consulta ao lote residual de restituição do IR
- RFB abre consulta a lote residual do IRPF 2022
- Lote residual do IR poderá ser consultado na próxima segunda (24)
Texto: Brener Mouroli | Com informações de Agência Brasil