Contribuintes podem efetuar a consulta da restituição do IRPF 2022 a partir das 10h desta terça-feira, 24/05.
A Receita federal liberou aos contribuintes nesta manhã o acesso à consulta do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. Receberão a restituição do imposto 3.383.969 declarantes, o valor devolvido aos contribuintes é de, aproximadamente, R$ 6,3 bilhões que serão pagos em 31 de maio, que também é ultimo dia para a entrega da declaração.
Conforme o divulgado pelo governo federal, “o montante será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2.305.412 entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores”.
Como fazer a consulta da restituição do IRPF?
Para descobrir se você possui o direito ao recebimento da restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, acessar o menu “Meu Imposto de Renda” e ir em “Consultar restituição de imposto de renda (DIRPF)”. Através desse canal é permitido uma “consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC”, informa a Receita.
Além da página na internet, também é possível conferir a situação da restituição através dos aplicativos disponíveis para smartphones e tablets. O aplicativo busca informações diretamente das bases da Receita e pode ser encontrado nas lojas digitais de cada tipo de sistema, iOS ou Android.
Pagamento da restituição
O contribuinte receberá a sua restituição, caso tenha direito a ela, através da conta bancária disponibilizada através do ato da declaração do imposto de renda. Caso não haja o recebimento por algum motivo, o valor “os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil”. Além disso, caso o contribuinte não resgate o valor durante este período, ele deverá solicitar novamente o pagamento. Para pedir a restituição novamente, basta seguir as informações desta página.
Relacionados: