O problema no Cnis pode gerar conflitos na liberação de benefícios ao trabalhador, a inconsistência já está sendo tratada pela equipe.
Foi identificado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta quarta-feira, 29/06, uma inconsistência no ExtratoCnis do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). O problema é o não agrupamento de informações entre a base do Cnis e do eSocial, ele tem afetado os contratos que antecedem a obrigatoriedade do eSocial.
Conforme o divulgado pelo portal eSocial, devido ao conflito, “a informação do término do contrato de trabalho enviada ao eSocial não está refletindo no contrato vinculado à matrícula CEI, deixando o contrato em aberto e podendo afetar a concessão automática de benefícios previdenciários e do seguro desemprego”, explica.
A inconsistência já está sendo resolvida e ao ser resolvida deverá apresentar apenas um vínculo. Este problema pode afetar a liberação automática de benefícios previdenciários e Seguro Desemprego.
Para casos que é necessário o reconhecimento do direito ao Seguro Desemprego, o comunicado emitido reforça que “o trabalhador deve cadastrar recurso no próprio aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou através do portal Gov.br esclarecendo que se trata de vínculo em duplicidade e já encerrado”.
O INSS faz destaque em seu comunicado que “Até que a correção seja implementada, para reconhecimento ao direito de benefícios previdenciários, orienta-se que o empregador forneça ao trabalhador declaração contendo as informações dos dados que se pretende comprovar, bem como o número do recibo dos eventos enviados ao eSocial, para que seja anexado ao requerimento do benefício pretendido”.