A partir de segunda-feira (28), todos os bancos deverão disponibilizar em suas plataformas a opção de Pix Agendado Recorrente, conforme a resolução publicada pelo Banco Central (BC) em julho deste ano.
Dessa forma, a função que era facultativa se torna obrigatória para todas as instituições financeiras do país. Assim, os usuários poderão agendar suas transferências recorrentes para pessoas físicas e jurídicas.
Você vai ler:
O que é o Pix Agendado Recorrente?
Em suma, o Pix Agendado Recorrente é uma funcionalidade que permite aos usuários agendar transferências de maneira frequente e em datas definidas automaticamente.
De acordo com informações do Banco Central, clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, poderão utilizar essa função, mas devem fornecer os dados dos valores. Além disso, quem receber o valor deverá ter a chave do Pix cadastrada e válida no sistema.
Diferença entre o PIX Agendado Recorrente e o Pix Automático
O Banco do Brasil informa que o Pix Automático e o Pix Agendado Recorrente, embora ambos sejam utilizados para pagamentos periódicos, apresentam diferenças que os tornam complementares.
No Pix Agendado Recorrente, o próprio usuário que irá pagar informa os dados sobre os valores, e o destinatário pode ser pessoa física ou jurídica. Por outro lado, no Pix Automático, quem receberá fornece as informações de pagamento, que devem ser apenas de uma pessoa jurídica. No entanto, é necessária a autorização do usuário pagador.
Destaca-se que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Sua finalidade é simplificar os pagamentos recorrentes de empresas de serviços públicos, como telefone, gás e luz, além de serviços privados, como faculdades, escolas, academias, planos de saúde, clubes de assinatura e serviços de streaming.
Leia também:
- Novo Sistema Facilita Correção de Inconsistências Cadastrais entre INSS e RFB: O Que o Contador Precisa Saber
- Receita Federal implementa novas mudanças na emissão de Darf/DAE na DCTFWeb
- Nota Fiscal Fácil: contadores devem preparar seus clientes para a nova ferramenta
- Sistema CFC/CRC realizará Mutirão de Negociação Administrativa para a quitação de dívidas
- Segundo defesa do Bird, Brasil pode ter imposto para produtos nocivos à saúde
Novas regras do Pix
O Banco do Brasil também anunciou que, a partir do dia 1° de novembro, o Pix terá novas regras, que serão mais rígidas para assegurar a segurança nas transações financeiras entre os usuários e impedir fraudes.
Uma das novidades é que apenas a própria pessoa poderá realizar transferências acima de R$ 200,00 por meio de um computador ou celular cadastrado no seu banco. O limite diário para dispositivos não cadastrados é de R$ 1.000,00.
Além disso, vale destacar que você deve realizar esse procedimento apenas para os dispositivos que nunca foram usados para realizar transferências via Pix. Para os celulares e computadores já cadastrados, nada será alterado.
Fonte: Banco Central
Perguntas frequentes
O Pix Agendado Recorrente permite que os usuários programem transferências automáticas de dinheiro em datas e frequências definidas. Além disso, essa funcionalidade facilita o pagamento periódico de contas e mensalidades, eliminando a necessidade de realizar transações manuais.
Em suma, quando o cliente for realizar o Pix, a aba do aplicativo do banco mostrará se o pagamento é recorrente. Basta selecionar essa opção.
Sim, é possível programar Pix para pagamentos mensais. Com a funcionalidade de Pix Agendado Recorrente, os usuários podem definir transferências automáticas que ocorrem mensalmente.