Nesta última terça-feira (14), a Receita Federal anunciou a antecipação e já disponibilizou a nova versão do PGD PER/DCOMP, com novas funcionalidades adaptadas ao Programa Acredita Exportação. Sendo assim, agora essa nova atualização vai permitir o cálculo do crédito Reintegra para micro e pequenas empresas que fazem parte do programa. Portanto, confira mais detalhes e onde fazer o download da nova versão!
Sobre a nova versão do PG PER/DCOMP
A Receita Federal anunciou a liberação antecipada da versão 7.1 do Programa Gerador de Declaração do Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento e Reembolso e Declaração de Compensação (PGD PER/DCOMP). A atualização, que estava inicialmente prevista para o dia 18, já está disponível para download e uso pelos contribuintes.
Assim, a versão 7.1 do programa inclui uma atualização no Pedido de Ressarcimento do Reintegra, permitindo que o cálculo do crédito seja feito dentro das regras do Programa Acredita Exportação, criado pela Lei Complementar nº 216/2025.
Com a atualização, micro e pequenas empresas, sejam ou não do Simples Nacional, já podem calcular o crédito de ressarcimento previsto no Reintegra, programa que devolve parte dos tributos federais sobre exportações de produtos industrializados. A apuração passa a valer a partir do 3º trimestre de 2025, conforme as regras do Programa Acredita Exportação.
Para fazer o download da nova versão do PGD PER/DCOMP, basta acessar a sua página oficial, disponível no site da Receita Federal.
Programa Acredita Exportação
O Programa Acredita Exportação faz parte das ações de incentivo às exportações do Brasil. Nesse sentido, ele tem como foco facilitar o acesso de pequenos negócios ao mercado internacional, fortalecer a competitividade das empresas e estimular o crescimento sustentável do comércio exterior, gerando mais oportunidades e entrada de recursos no país.
Enfim, com essa nova atualização do PG PER/DCOMP, adaptado para o Programa Acredita Exportação, a Receita Federal reforça o compromisso com a modernização dos sistemas eletrônicos e a simplificação dos processos tributários, garantindo mais segurança, agilidade e transparência nas operações de ressarcimento e compensação de créditos tributários.
Fonte: Receita Federal
Leia mais:
- PER/DCOMP: compensação de valores declarados
- Começa nesta quinta-feira (24) o pagamento do acordo de ressarcimento; veja detalhes
- Obrigatoriedade de IRPJ e CSLL via DCTF no PGD
- Nova versão 3.8 do programa PGD DCTF é disponibilizada pela Receita Federal
- PGD DCTF: Domine as Novas Regras e Evite Erros!
Perguntas Frequentes
É o programa da Receita Federal usado para solicitar restituição, ressarcimento, reembolso e compensação de créditos tributários. Ele permite que o contribuinte envie esses pedidos de forma eletrônica e segura.
A nova versão do programa permite calcular créditos do Reintegra, dentro das regras do Programa Acredita Exportação, além de trazer melhorias na usabilidade e segurança dos processos.
Podem utilizar o programa empresas e pessoas físicas que tenham valores a recuperar junto à Receita Federal, como tributos pagos a mais ou créditos gerados por exportações.
O download é feito direto no site da Receita Federal, na página do PGD PER/DCOMP. Basta selecionar a versão mais recente e seguir as instruções de instalação.
Sim. Com a nova versão, micro e pequenas empresas, sejam ou não do Simples Nacional, podem calcular créditos do Reintegra e fazer pedidos de ressarcimento.