A contabilidade em home office pode ter alguns desafios, mas já é um modelo que possui bastante adeptos e que já é realidade no setor contábil.
Você vai ler:
Para quem não está acostumado com essa modalidade de trabalho, não se assuste. Muitas organizações já adotam, há anos, esse regime de trabalho. Alguns afirmam render mais trabalhando num espaço seu, confortável. Outras fazem questão de estarem num escritório com um ambiente exclusivo de trabalho.
As duas posições são completamente entendíveis. É muito difícil mudar, de uma hora para a outra, o costume de quem já tinha o hábito de levantar num certo horário, sair de casa num certo horário e cumprir o prazo regimental de trabalho previsto na CLT.
Por outro lado, muitos trabalhadores que adotaram o home office fazem a mesma coisa, mas com a única diferença de que não precisam sair de casa. Se arrumam, colocam roupa social, definem horários. Mas fazem tudo da sua sala ou escritório particular no seu apartamento.
Contabilidade em Home Office, o que muda na rotina?
Devido à pandemia, a economia mundial tem vivido momentos de incertezas. A sociedade, por inteira, não estava preparada para lidar com uma crise tão grave. Com a rápida propagação, as empresas estão buscando formas de seguir com suas operações, e conseguir se adaptar a essa realidade. Muitas empresas já estão trabalhando sob um novo modelo, o que permite que seus colaboradores façam home office.
Como dissemos, quem não está habituado em trabalhar de casa ainda enfrenta algumas dificuldades, principalmente em relação ao conseguir se concentrar da mesma maneira que era necessário no escritório ou empresa. Nesse momento tudo ainda é muito incerto, é importante manter o comprometimento e as empresas garantir a satisfação dos seus colaboradores, que também estão passando por um momento de incerteza e insegurança.
Como deve ser a atuação dos contabilistas em Home Office?
Prioridades. Essa é a palavra que pode ajudar os contabilistas no rendimento do seu trabalho em tempos de home office. O ideal é ter uma rotina bem parecida com a que você tinha quando saía de casa cedo para chegar no tempo certo no seu escritório. Tenha esses hábitos consigo ainda. Estabeleça horários de início, pausa e fim, mesmo trabalhando de casa.
Se você trabalha em equipe, coloque todos os componentes a par da situação da importância de se definirem prioridades, mesmo trabalhando de casa. Como a equipe não estará reunida em um mesmo espaço, a comunicação precisa ser muito clara.
As equipes precisam ter suas rotinas estabelecidas, de forma periódica. As conversas precisam ser realizadas individualmente e com reporte diário, para que seja possível acompanhar o progresso de toda a equipe. Assim como é feito no ambiente físico de trabalho.
A videoconferência é um recurso que deve ser utilizado com frequência, para que seja possível conversar com todos da equipe. Todas as metas precisam ser cumpridas, mesmo nesse momento de dificuldade, e todos os clientes merecem ter a mesma atenção que tinham quando era atendido dentro do seu escritório ou recebia a sua visita enquanto contabilista da empresa dele.
Confiança no trabalho
A confiança precisa ser trabalhada nesse período, por isso, não fique vigiando sua equipe a cada segundo, deixe-os fazer o trabalho da melhor forma, dentro das orientações passadas. Todos são profissionais devidamente capacitados e estão cientes das suas responsabilidades.
Existem práticas que são abusivas e muito infantis, que não devem ser realizadas em nenhuma circunstância, como solicitar aos colaboradores que mantenham suas webcams abertas ao longo de todo o expediente. O respeito precisa ser praticado em ambas as partes e de várias formas, uma delas é respeitar o tempo de cada um dos colaboradores da equipe.