Nesta quarta-feira (10), o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) apresentará o MEI em Ação – Do lado dos 16 milhões de MEIs do Brasil. Essa iniciativa busca fortalecer o microempreendedor individual. O programa pretende ampliar o acesso a serviços, simplificar rotinas e aproximar o governo dos MEIs em todo o país.
Você vai ler:
“MEI em Ação” apresenta novos serviços digitais e amplia apoio ao microempreendedor
O projeto “MEI em Ação – Do lado dos 16 milhões de MEIs do Brasil” tem como objetivo reforçar a agenda de transformação digital. Além disso, busca fortalecer os pequenos negócios e simplificar o acesso aos serviços públicos voltados ao microempreendedor individual.
Segundo o Ministério, o evento trará diversos anúncios, entre eles o lançamento do novo aplicativo oficial do MEI. Esse aplicativo reunirá, em uma única plataforma, vários serviços hoje disponíveis de forma avulsa. O sistema também contará com um assistente virtual baseado em inteligência artificial para facilitar o atendimento.
Além disso, durante a cerimônia será apresentada uma rede nacional composta por municípios e estados brasileiros. A iniciativa busca padronizar dados, ampliar o alcance das políticas públicas e melhorar a oferta de serviços para o microempreendedor individual em todo o país.
Por fim, o evento também contará com o lançamento de um pacote de soluções gratuitas de gestão para facilitar a rotina do MEI. Além disso, haverá certificação digital e capacitações elaboradas em parceria com o setor privado. As medidas incluem iniciativas voltadas à formalização do público jovem. Essas medidas fazem parte de um movimento amplo de modernização do ambiente do MEI no Brasil.
O evento ocorrerá amanhã, às 15h (horário de Brasília), na Esplanada dos Ministérios, e reunirá autoridades, representantes do setor produtivo e microempreendedores.
Leia também:
- Receita Federal abre oportunidade para empresas com pendências na tributação do PIS e COFINS se autorregularizarem
- Receita Federal abre autorregularização para empresas com divergências em receitas financeiras
- Vitória da AGU em favor do INSS leva ação sobre aposentadoria especial para a Justiça do Trabalho
- O que é um plano de negócio contábil e por que ele importa para seu negócio
- Sistema contábil para iniciantes: tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu
Contadores podem integrar rede nacional para ampliar serviços aos MEIs
O governo federal também lançou o programa MEI Conta com a Gente, que conecta os pequenos negócios a contadores parceiros. Segundo o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), o projeto busca simplificar a formalização de novos negócios e regularizar os que já existem.
A plataforma é gratuita e foi desenvolvida a partir de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o MEMP, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).
Ademais, por meio da plataforma, contadores e demais profissionais da área podem se cadastrar e integrar a rede de apoio ao programa, ampliando a capilaridade e a oferta de serviços especializados em todo o país. O sistema já conta com mais de 1.100 municípios cadastrados e pode ser acessado pelo site MEI Conta com a Gente.
Além disso, a iniciativa facilita o acompanhamento de formalizações, oferece suporte técnico e contribui para a regularização de microempreendedores individuais, fortalecendo o ambiente de negócios local.
Fonte: Governo Federal

Perguntas frequentes
Em suma, o programa MEI em Ação fortalece microempreendedores individuais, amplia o acesso a serviços e simplifica rotinas. Além disso, aproxima o governo dos MEIs em todo o país.
O aplicativo reúne diversos serviços em uma única plataforma e inclui um assistente virtual de inteligência artificial. Assim, facilita o atendimento e a gestão do negócio.
Eles podem se cadastrar na plataforma, integrar a rede de apoio e oferecer serviços especializados. Dessa forma, ampliam o alcance e ajudam a regularizar microempreendedores.