A consulta ao lote da malha fina de outubro já está disponível desde às 10h desta quinta-feira (23). Cerca de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda e resolveram suas pendências com o Fisco poderão verificar se têm direito à restituição. Entre eles, cerca de 11 mil são do Rio Grande do Sul. Além disso, esse lote também contempla restituições que ficaram pendentes de anos anteriores.
Segundo dados da Receita, serão beneficiados cerca de 264 mil contribuintes com aproximadamente R$700 milhões. Portanto, saiba como realizar a consulta e descobrir se seus clientes estão na lista para restituição.
Você vai ler:
A lista da malha fina do Imposto de Renda
De acordo com os dados divulgados, um total de 264.602 contribuintes irão receber cerca de R$700 milhões em restituições. Nesse sentido, o Fisco informou que mais da metade desse montante, cerca de 53%, será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso. Além disso, a lista de prioridade inclui os contribuintes que enfrentaram enchentes este ano no RS, assim como:
- 126.824 contribuintes que informaram a chave Pix vinculada ao CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida;
- 14.661 contribuintes que têm no magistério a sua principal fonte de renda;
- 11.360 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul;
- 6.689 pessoas com idades entre 60 e 79 anos;
- 6.416 idosos com mais de 80 anos e 5.219 contribuintes com deficiência física ou mental, ou com doença grave.
Ainda segundo a nota, desde o ano passado, incluir a chave Pix tem garantido prioridade no recebimento. Por fim, a lista inclui 53.433 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se enquadram nas categorias de prioridade legal.ntes que não informaram a chave Pix, e portanto, não se enquadram nas categorias de prioridade legal.
Como realizar a consulta?
A consulta para a malha fina do Imposto de Renda já está disponível na página da Receita Federal. Portanto, para acessar, o contribuinte pode clicar em “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”. Portanto, você também pode realizar a consulta através do aplicativo da Receita Federal.
Sendo assim, o pagamento será realizado no dia 31 de outubro, diretamente na conta ou na chave Pix vinculada ao CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, se o contribuinte não estiver na lista, ele deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Já em casos de pendência, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e esperar pelos próximos lotes da malha fina.
Leia mais:
- Receita Federal libera último lote de restituição do IRPF
- IRPF 2023: Caiu na malha fina?
- IRPF 2024: Receita Federal revela principais motivos de retenção na malha fina
- Vire a chave! Já fez seu planejamento tributário?
- Restituição IRPF 2024: quando estará disponível o 4.º lote e como consultar
Não recebi o valor, o que fazer?
Se o valor não for creditado na conta informada na declaração, o valor poderá ser resgatado no Banco do Brasil por um período de até 1 ano. O que, geralmente, ocorre em contas desativadas. Assim, o contribuinte tem a opção de agendar o crédito para qualquer conta bancária em seu nome, utilizando o Portal BB, a Central de Relacionamento do Banco ou pelos seguintes números de telefone:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Dessa forma, se o contribuinte não fizer o resgate no período estipulado, ele precisará solicitar o valor pelo Portal e-CAC. Para isso, acesse o menu: “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” e escolher a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Agência Brasil
Por fim, não deixe de consultar e verificar se seus clientes estão na malha fina do Imposto de Renda, garantindo que regularizem qualquer pendência e possam receber suas restituições sem complicações.
Perguntas frequentes
Você pode consultar sua situação acessando a página da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Assim, também é possível usar o aplicativo da Receita Federal para essa consulta.
Contribuintes que informaram a chave Pix, trabalham no magistério, residem no Rio Grande do Sul e têm mais de 60 anos recebem prioridade, entre outros critérios
Se você não estiver na lista, acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e consulte o extrato da sua declaração. Portanto, caso identifique pendências, é possível enviar uma declaração retificadora.
A restituição será paga na conta ou na chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda, e o próximo lote de restituições ocorrerá no dia 31 de outubro.