A RFB faz o alerta e pede atenção dos contribuintes com o IR 2022 se aproximando.
A Receita Federal do Brasil (RFB) emitiu na manhã desta quarta-feira, 02/03, um alerta sobre o novo golpe usando o nome da instituição. O golpe diz que o contribuinte em questão poderá ter acesso à restituição imediata do Imposto de Renda. O email enviado pelos golpistas possuem assuntos apelativos como “saque imediato” e, além disso, há sempre um link malicioso incentivando a uma ação como “Baixar Chave de Acesso”.
Em nota, o Ministério da Economia e a RFB alertam os contribuintes para ficarem atentos aos emails recebido, pois, conforme divulgado; “As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail ou mensagens. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou certificado digital”, explicam.
“Caro Contribuinte (a)
Você Pessoa Física Ou Jurídica Com IRPF em DIA tem Valores a Serem Resgatados sobre impostos de serviços utilizados pelo PER/DCOMP Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação) conforme lei Federal L9056. A devolução do imposto pode variar de 8% a 27% do valor pago.
Regate a Chave de Acesso ao portal e veja quanto sua Empresa tem disponível para devolução
Baixar Chave de Acesso”
Golpes como estes utilizam “termos técnicos como PER/DCOMP e ainda tentam dar veracidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas”, além de emails que aparentam ser oficiais. Para se evitar cair nestes golpes, acesse os portais oficiais do Governo, não clique nos links presentes no email e verifique a estrutura do email que pode conter erros ortográficos e de pontuação.
IR 2022
A partir da próxima segunda-feira, 07/03, a Receita Federal liberará o Programa Gerador da Declaração (PGD). A liberação dá inicio a entrega da Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de 2022, ano-calendário 2021, a entrega tem como prazo final o dia 29 de abril às 23h59min. A previsão é que mais de 34 milhões de declaração sejam enviadas e que 60% delas terão restituição.
Relacionados: