O Integra Contador foi liberado com 27 funcionalidades e para acessar as informações dos seus clientes, o contador deve ter uma autorização prévia.
Foi anunciado, no início da tarde desta sexta-feira, 23/09, pela Receita Federal do Brasil (RFB) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a nova plataforma de prestação de serviços contábeis e fiscais. A nova plataforma oferecerá 27 serviços iniciais.
A plataforma já havia sido anunciada no começo do mês de agosto já pode ser acessada pelos profissionais contábeis de todo o país. A plataforma oferece, inicialmente, 27 serviços em sete APIs (Application Programming Interface), algumas delas são: Simples Nacional (SN) e Microempreendedor Individual (MEI), consulta e transmissão de DCTFWeb, consulta de pagamentos realizados, emissão de DARF.
Segundo o divulgado pela RFB, “O Integra Contador permite o acesso automatizado a um conjunto de informações que só estavam disponíveis por consulta individualizada no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o e-CAC”, explica o órgão.
Para que o contador faça o acesso ao sistema ele deve utilizar o certificado digital e-CNPJ. Sendo assim, para que ele possa ter acesso a informações, primeiramente, será realizada uma conferência de autorização do proprietário das informações ou seu procurador. Para realizar a autorização o proprietário das informações ou seu procurador deverá acessar o e-CAC.
Veja as funcionalidades oferecidas pelo Integra Contador:
Integra SN (Simples Nacional): Permite a entrega e consulta da declaração do Simples Nacional (PGDAS-D), além da geração do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Integra MEI (Microempreendedor Individual): Permite a geração do DAS além de consultar a dívida e atualizar o benefício.
Integra DCTFWEB (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos): Permite a transmissão e consultas da DCTF, além da geração do DARF referente à declaração.
Integra SICALWEB (Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais): Permite a geração de DARFs.
Integra Pagamento: Permite a consulta de comprovantes de pagamento
Integra Caixa Postal: Permite a consulta de mensagens da caixa postal RFB do contribuinte.
Integra Procurações: Permite a consulta de procurações eletrônicas.
Relacionados:
- MEI pode ter limite de faturamento anual de R$ 130 mil
- Integra Contador: plataforma unificará diversos serviços contábeis
- Deficientes aposentados serão isentos do IR
- Conheça as principais vantagens da importação pelo eSocial
Texto: Com informações de RFB