Em alguns textos do blog, falamos sobre a importância de cada empresa se atualizar quanto às novas tecnologias. Juntamente com o dinamismo das informações, o setor contábil é uma das áreas que mais são afetadas positivamente pelo constante avanço tecnológico. Num deles, falamos por exemplo do quão significativo para o setor foi o lançamento da Nota Fiscal Eletrônica.
Você vai ler:
Também explicamos detalhadamente o que é e como pode ser utilizada a Carteira de Trabalho Digital, recurso que poucos trabalhadores conhecem e, por conta disso, se desesperam sem necessidade numa eventual entrevista de emprego, transferência de trabalho ou processo seletivo.
Todos estes avanços são extremamente importantes. Contudo, você já deve ter se atentado para as várias discussões que são realizada nas Câmaras Municipal e Federal sobre até onde essas tecnologias podem ser benéficas e aplicáveis. Por isso escolhemos este tema: inovações legais.
Automaticamente, quanto falamos de inovações o que vem à nossa mente é a tecnologia. Mas quando falamos de legalidade, a ideia é falar justamente sobre a questão jurídica e política do setor. As novidades no meio legislativo são inúmeras, e ter um acompanhamento profissional sobre isso é muito importante hoje em dia.
São dezenas e dezenas de normas que afetam a sua empresa, uma vez que todos os processos são regidos por uma lei.
Devo ter um setor específico para inovações legais?
Quando se é diretor de uma empresa, seja ela micro ou grande, um dos principais desafios é manter todos os setores alinhados com o mesmo formato de trabalho para que haja harmonia nos resultados. Não à toa, os negócios que ultrapassam fronteiras possuem suas áreas bem definidas, cada uma com seu setor de atuação específico.
Muitas empresas terceirizam serviços como contábil e jurídico. Em muitas situações, é o melhor a ser feito, especialmente que não se há recursos para formar estes setores junto aos demais na empresa. Mas, mesmo assim, todos precisam estar alinhados com o pensamento e planejamento do negócio.
Quando algo muda na legislação, obviamente o seu negócio também mudará, seja positivamente ou negativamente. Algumas vezes, é verdade, pode interferir de forma indiferente. O importante é que você esteja por dentro de tudo isso.
Como dissemos, toda empresa possui – ou pelo menos deve possuir – um setor ou responsável financeiro e contábil. Esses segmentos são extremamente dinâmico, pois novas normas podem surgir a qualquer momento.
Sua empresa está preparada?
Ter uma equipe qualificada para estes setores é, definitivamente, a melhor forma de lidar e estar antenado para as inovações legais que podem aparecer a qualquer momento. Isso por um simples motivo: nosso dia tem “apenas” 24h, e não conseguimos acumular funções e fazê-las com 100% de foco.
E contar com um pessoal qualificado para as áreas jurídica e contábil requer investimento (a palavra certa é essa, e não gasto). É fundamental que processos de capacitação sejam feitos regularmente. Sem dúvida alguma, a maneira mais simples e segura de prevenir que as leis não te peguem de surpresa.
Até porque, se o setor financeiro e contábil da sua empresa deixar de se atualizar e, inevitavelmente, falhar num processo específico, pode haver conflito com as normas estabelecidas pelo legislativo, e isso, com certeza, ocasionará eventuais multas e advertências para a sua empresa, o que pode prejudicar o andamento do trabalho a curto/médio prazo.
Responsabilidade
Novamente, bateremos nessa tecla. Coloque de uma vez na sua cabeça essa frase: você não deve ser o responsável pelo setor financeiro e contábil da sua empresa. Mesmo que você seja capacitado para isso, você não abriu uma empresa para cuidar apenas do setor contábil. E acredite: esta área requer dedicação integral.
Ressaltamos isso sempre porque é muito comum que isso ocorra em alguns lugares, especialmente em empresas familiares ou em pequenos negócios. Como falamos acima, no começo de cada negócio, muitos empresários iniciantes enxergam a delegação dessa função como gasto desnecessário, acreditando não haver normas complicadas e específicas na contabilidade.
No entanto, é preciso entender que contar com uma equipe qualificada é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da sua empresa, seja para quando for o seu planejamento (seis meses, seis anos, dez anos). Isso é investimento bastante necessário.
Essa equipe precisa estar sempre alinhada e de olho na legislação vigente e todos os projetos em pauta nas câmaras, já que podem influenciar diretamente no modelo de trabalho da empresa.
Ah, e essa parte é ainda mais importante: esse investimento vai gerar economia para o seu negócio! Parece contraditório, mas não é. Muitos investimentos feitos de maneira certeira geram economia a partir de um certo prazo. A partir do momento que você contar com uma equipe altamente qualificada para a área, os riscos de problemas fiscais são quase zerados.
Mas isso não exclui a sua obrigação de também estar ligado às inovações legais da sua região e do seu negócio, pois você estará por dentro de como isso poderá impactar diretamente nas suas vendas e modelo de fazer negócio.
Por onde começar a organizar minha empresa?
Agora que você sabe o que significa inovações legais, é hora de melhorar o planejamento dentro da sua empresa. Não sabe por onde começar? A Makrosystem possui uma equipe de consultores especializados e preparados para atender sua empresa. Para conhecer mais sobre esse tema e descobrir suas vantagens, acesse nosso site e conte conosco!