Conforme vamos nos adaptando à nova realidade que vivemos, o mercado de trabalho vai entendendo também nossas novas necessidades e métodos de agirmos perante aos clientes. Tudo está mudando, e engana-se quem acha que será apenas durante os meses em que durar a pandemia do novo Coronavírus.
Nosso método de relacionamento com os clientes mudará completamente daqui para frente. Não, essa não é uma previsão arlamista. É um fato que muitos especialistas já defendem e já buscam preparar a população para novos costumes daqui para frente.
Mas é muito importante destacarmos que não se trata de uma realidade assustadora. É apenas uma questão de readequação a algumas regras que, se pensarmos bem, já deveríamos ter começado a seguir há tempos, prezando pela nossa própria segurança e, em relação ao mercado de trabalho, oferecendo como diferencial novas maneiras de atendimento.
Com a pandemia avançando, milhares de empresas optaram pelo trabalho remoto, mesmo com algumas cidades realizando a flexibilização do comércio, com dias escalonados de trabalho. Até quem voltou a trabalhar fisicamente, mas faz revezamento de funcionários, tem migrado boa parte dos seus atendimentos para o mundo online, com projeção de expandir o seu negócio daqui para frente.
Antes que você pensa que estamos tentando fazer com que você comece a achar a quarentena uma boa oportunidade para ganhar dinheiro, não é isso. Queremos mostrar que, mesmo em meio a tantas adversidades causadas por esse momento indelicado, podemos pensar em maneiras diferentes de remodelar o nosso negócio.
Migrar parte da sua organização para o trabalho home office pode ser uma excelente alternativa mesmo quando passarmos por toda essa situação, que esperamos que seja muito em breve. Ah, e home office não significa moleza. Exige muita dedicação e disciplina.
Existem no mercado diversas plataformas que nos ajudam muito nesse tempo de pandemia para que não deixemos a produtividade de lado, inclusive para a realização de reuniões.
Por mais desafiador que pareça, essa migração para o home office deve se tornar uma tendência pelos próximos meses, tanto em empresas consideradas pequenas quanto, por exemplo, em multinacionais que possuem um enorme quadro de funcionários.
É uma mudança brusca que exigirá algum tempo para adaptação da empresa e dos próprios funcionários. Oferecer o home office como opção demonstra, ainda, confiança no trabalho do seu funcionário, o motivando ainda mais para o exercício da sua função.
A cobrança é a mesma, mas de maneira ordenada e dando a oportunidade de que o funcionário consiga trabalhar dentro de um ambiente que se sente mais confortável, porém com as mesmas metas a serem atingidas.
VEREMOS RESULTADOS
Como falamos, o home office tem a vantagem do conforto de trabalhar em casa, mas as metas são as mesmas, como se o funcionário continuasse trabalhando na sua mesa de trabalho, seja no escritório ou numa loja.
E essa readequação não passa apenas pelas mãos do funcionário que se torna um home office, mas também por quem ocupa os maiores cargos da empresa. A exigência em relação a equipe deve ser a mesma, mas é preciso entender que, o fato de a pessoa se encontrar em casa não quer dizer que ela seja obrigada a cumprir funções trabalhísticas a qualquer hora. Tudo tem seu momento, seu expediente.
PRIORIDADES
Sabemos que exercer a função de dentro de casa exige uma concentração nipônica. E é por isso que é importante que, mesmo estando no seu quarto ou sala, o funcionário adote os mesmos costumes que tinha quando fazia o trabalho presencial.
É importante ter pausas, criar uma rotina de alimentação e evitar fáceis distrações que podem o atrair rapidamente.
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