O Banco Central (BC) publicou em sua página um alerta sobre o golpe que está sendo praticado em relação ao dinheiro esquecido nas instituições financeiras. Isso ocorreu porque, durante o período em que as pessoas poderiam sacar o dinheiro, o que acabou na quarta-feira (16), circularam possíveis golpes e fraudes nas redes sociais.
Em outras palavras, golpistas utilizavam páginas falsas ou serviços para fazer o resgate de maneira rápida desses valores, porém cobrar taxas e/ou solicita dados pessoais. Na prática, eles entraram em contato com as pessoas devido ao Programa Valores a Receber, e enviam links direcionando os usuários para os sites que não eram do Banco Central.
Golpe do dinheiro esquecido
Segundo o site do Banco Central, o único endereço que a pessoa pode acessar para verificar se tem dinheiro esquecido — seja dela, de uma empresa ou de pessoas falecidas — é o site de valores a receber.
Além disso, o Banco Central informa que não há taxa para acessar esses valores; ou seja, o serviço é totalmente gratuito. Também destaca que não envia links nem entra em contato para confirmar dados ou falar sobre os valores.
Por fim, a nota ressalta que as pessoas não devem clicar em links suspeitos, sejam eles enviados por e-mail, WhatsApp, Telegram ou SMS.
- Prazo para adesão ao Programa Litígio Zero 2024 termina em 31 de Outubro
- Cadastro de Empregadores: nova Instrução Normativa é publicada
- Sistema de Gestão Fiscal: Benefícios e Plano Gratuito para Contadores
- STJ mantém alíquota de PIS e Cofins em 4,65% sobre receitas financeiras
- Serpro lança junto da Receita Federal funcionalidade de emissão do CCMEI pelo Integra Contador
Como solicitar dinheiro esquecido?
A população tinha até o dia 14 de outubro para solicitar o saque do dinheiro. No entanto, caso a pessoa tenha perdido o prazo, ainda terá seis meses para requerer judicialmente os valores. Antes disso, o Ministério da Fazenda estabelecerá um prazo de 30 dias para que os titulares possam contestar o recolhimento dos recursos.
Nessa situação, a pessoa precisa acionar os bancos para reaver o dinheiro. Vale ressaltar que os prazos começam a contar a partir da publicação do edital pelo Ministério da Fazenda.
Fonte: Banco Central e Ministério da Fazenda
Perguntas frequentes
Basta acessar o site de valores a receber do Banco Central e inserir os dados solicitados.
Para acessar o site Valores a Receber, entre na data de saque informada. Faça login com uma conta Gov.br (nível prata ou ouro) e aceite o termo de responsabilidade. Verifique o valor, a instituição e a origem do dinheiro. Em seguida, escolha entre “Solicitar por aqui”, que permite a devolução via Pix em até 12 dias úteis, ou “Solicitar via instituição”, caso precise entrar em contato para combinar a retirada (TED ou DOC).
Você não precisa pagar nenhuma taxa para solicitar o dinheiro esquecido.