Com a nova liberação do FGTS 2022 extraordinário, cerca de 42 milhões de brasileiros terão direito ao saque.
Em cerimônia ontem, 17/03, foi liberada, o calendário de saques do FGTS 2022. Na cerimônia estiveram presentes o presidente da república, Jair Bolsonaro, o ministro da economia, Paulo Guedes, o Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni e o presidentes a CAIXA, Pedro Guimarães, entre outras autoridades. A Medida provisória nº1.105/2022 que garante a liberação do benefício aos brasileiros foi publicada hoje, 18/03, no Diário Oficial da União.
Os saques terão início em abril, para cidadãos nascidos em janeiro. A regra estabelecida pela MP é por data de nascimento e o limite é de até R$ 1000 (um mil). Segundo o divulgado pela Caixa Econômica Federal, serão “Cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para, aproximadamente, 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque”, detalha em publicação.
O valor de saque irá considerar todos os saldos disponíveis nas contas do FGTS do trabalhador. Entretanto, destacam que “não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário” explica o banco.
O saque extraordinário do FGTS será realizado através da Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pelo Banco em nome do respectivo trabalhador, por meio do aplicativo Caixa TEM. O Ministério do Trabalho e Previdência reforçou que além do saque extraordinário, as outras formas do saque seguem válidas. Deste modo, podendo ser sacado pelos seguintes motivos:
- despensa sem justa causa;
- extinção da empresa;
- aposentadoria;
- falecimento do trabalhador;
- pagamento de prestações do financiamento habitacional concedido pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) as pessoas com idade igual ou superior a 70 anos;
- doenças graves definidas em lei.
Confira o Calendário do Saque FGTS 2022
Veja a seguir a tabela FGTS 2022 liberada pela Caixa Econômica Federal na última quinta-feira, 17/03. Os valores estarão disponíveis a partir da data definida pela instituição e ficarão disponíveis até o dia 15 de dezembro de 2022. Após a data limite, o valor será recolhido para a conta do FGTS veiculada ao trabalhador com as devidas correções.
Texto: Brener Mouroli