A evolução dos computadores trouxe aos contadores muitos benefícios, pois promoveram que sistemas mais leves e baratos chegassem até eles.
A evolução dos computadores é bastante interessante, pois, ao contrário do senso comum, essas máquinas estão presentes desde tempo remotos, a depender do que consideramos como computador. Em resumo, podemos ressaltar que um computador serve para computar, ou seja, contar e realizar operações matemáticas básicas, tendo como base processos físicos.
Neste conteúdo, vamos explicar um pouco sobre a evolução dos computadores e qual é o mais indicado da atualidade.
Continue lendo!
Você vai ler:
Como o hardware evoluiu?
Basicamente, o hardware é toda peça tangível, isto é, toda peça que pode ser tocada pelo usuário. Dessa forma, o monitor do computador é um hardware, assim como o mouse, o teclado e as demais partes que compõem o próprio computador também o são. Portanto, elaboramos um pequeno contexto cronológico sobre a evolução dos hardwares. Veja a seguir:
Peças físicas
Os primeiros computadores eram totalmente feitos de peças físicas e sem eletricidade. Ou seja, eram instrumentos de madeira e metal que serviam para ajudar a calcular. Um dos melhores exemplos disso é o ábaco. Essa peça foi desenvolvida na China e tem como finalidade contar, permitindo adicionar e subtrair valores com facilidade. Embora hoje seja visto como um brinquedo de criança, na época, era uma evolução radical se comparado aos métodos utilizados.
Equipamentos com memória
No início do século XX, cientistas descobriram que era possível armazenar informação em peças físicas com bastante precisão. A partir daí, deu-se o início da memória, hoje vastamente utilizada na computação. Deste modo, quando pensamos em um HD, devemos lembrar que há um disco em seu interior que é “riscado” quando salvamos alguma coisa na memória. Por meio desses riscos, o leitor consegue reaver as informações registradas, e outras peças elétricas conseguem usar essas informações para fazer cálculos. Hoje temos a tecnologia SD, a qual trabalha com unidades de memória baseada em semicondutores, muito mais rápidas na hora de registrar e ler informações.
Clusters
Por fim, a crescente demanda tecnológica, inicialmente pela ciência, resultou na necessidade de unir diversos computadores, estrutura conhecida como cluster. Um cluster consegue ser milhares de vezes mais poderoso que um computador sozinho, assim como realizar centenas de operações ao mesmo tempo, de forma independente. É por causa dos clusters que hoje temos a famosa nuvem: milhões de computadores conectados e distribuindo recursos computacionais.
Como os sistemas operacionais evoluíram?
Os sistemas operacionais fazem parte da evolução dos computadores. Conforme mais tecnologias foram surgindo, tornou-se necessário orquestrar os recursos utilizados pelo usuário, assim como gerenciar os aplicativos que deveriam ou não entrar em execução. Assim, essa atividade é papel dos SOs, sendo que hoje existem diversos no mercado e os mais conhecidos são o Windows, Linux e MacOS.
Como os sistemas de contabilidade evoluíram?
Assim como houve a evolução dos computadores, os sistemas de contabilidade também passaram por grandes mudanças. Eles saíram das interfaces duras e de difícil navegação, para modelos mais amigáveis e com interfaces intuitivas.
Inicialmente, os contadores, além de ter milhares de papéis para organizar, utilizavam sistemas de contabilidade com funções limitadas. Um exemplo é o MS-Dos, um sistema que possuía tela preta, onde tudo era comandado com o uso de teclas e nada via mouse.
Depois disso, veio a migração dos sistemas contábeis para o Windows, eles já apresentavam um grande avança na estrutura visual, além de possuir mais facilidades de navegação. O grande problema destes sistemas era a falta de integração com a internet e também a obrigatoriedade de existir um servidor potente para armazenar os dados, gerando assim a necessidade de investimentos altíssimos por parte dos contadores.
Para suprir a demanda de conexão com a internet e com apoiar a redução de custos em servidores caros e com custos altos de manutenção, houve a criação dos sistemas web.
O primeiro sistema 100% web de verdade foi criado em 2005, o Sistema Makro foi pensado e estruturado para que contadores iniciantes e experientes pudessem ter acesso a um software de custo acessível e com total segurança e precisão que um contador precisa no seu dia a dia.
A criação foi necessária para adequação ao avanço tecnológico, acompanhando desta forma a modernização que a carreira do contador vem sofrendo no últimos anos.
Qual o melhor computador da atualidade?
O melhor computador da atualidade depende da sua demanda computacional. Portanto, para um escritório, por exemplo, um computador com Intel i5, 12 GB de ram e 256 SDD vai propiciar uma ótima experiência de trabalho. Computadores para desenvolvimento precisam de uma placa de vídeo própria, como uma RTX 2080, ou até uma RTX 3080, a depender do trabalho a ser executado.
Qual computador ideal para o contador?
Anteriormente, contadores necessitavam de computadores que lhe promoviam uma conexão com o servidor local, o que, às vezes, demandava algumas configurações potentes para que pudessem rodar, sem travar, os programas contábeis.
Entretanto, devido aos sistemas 100% web, como o Sistema Makro, os investimentos em equipamentos hipercaros foram sendo deixados de lado e dando espaço para configurações mais tranquilas e também a praticidade de poder utilizar computadores remotamente, ou seja, sem estar conectado fisicamente com o servidor.
Deste modo, o computador ideal para o contador moderno é aquele que possui uma boa internet conectada a ele e com configurações razoáveis.
Continue aprendendo, entenda qual é a diferença entre o Sistema Remoto e o Sistema Web
Qual a configuração sugerida para o computador ideal do contador iniciante?
Processador: Intel i3, processador AMD equivalente ou superior
Memoria: 8 GB de RAM
Disco Rígido: HD acima de 500GB (SSD é melhor ainda)
Sistema operacional: Windows 10
Sistema de Contabilidade: Sistema Makro – 100% web de verdade
Fique por dentro
Qual a melhor configuração para um PC de escritório?
As configurações básicas para a um PC de escritório dependerá do tipo de trabalho para o qual ele será dedicado. Configurações para atividades básicas ou utilização de sistemas web podem ser: Processador: Intel i3; Memória: 8 GB de RAM; Disco Rígido: HD acima de 500GB; Sistema operacional: Windows 10
O que um notebook precisa ter para ser bom para trabalhar?
Um bom notebook de trabalho é aquele que tem uma boa memória RAM (acima de 4GB), um processador intermediário (Intel i3 ou superior), espaço de armazenamento no disco rígido de 500GB, sistema operacional licenciado para não haver conflitos ou travamentos durante o trabalho.
Quantos GB é bom para um notebook?
Quando se trata de memória RAM, é interessante que o notebook tenha ao menos 4GB para funções básicas, caso seja usado para atividades que demandam muito, 8 ou 16GB podem ser o ideal. O disco rígido deve ser no mínimo de 500 GB, melhor se for um SSD.
Como escolher um notebook para a empresa?
O primeiro passo é definir qual será a função executada ali, para contadores que utilizam sistema 100% web, o notebook para a empresa não precisa ser de última geração. Entretanto, se notebook for ser utilizado por um editor de vídeos, precisará de configurações mais robustas.
Relacionados: