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Início » Blog » Gestão » Despesas do escritório » Página atual

5 erros que atrapalham o crescimento de empresas

  • Por: Vinícius Seabra
  • 17/10/2019
  • 28/10/2024
  • Tempo: 5 min

A oportunidade de abrir uma empresa gera dúvidas para muitos empreendedores. Largar o emprego com carteira assinada ou desistir da carreira em uma grande empresa é um fator que pesa na cabeça de muitas pessoas. Além de processos burocráticos com documentações de âmbito municipal, estadual e federal, empresários veem com complexidade a legislação fiscal e tributária no Brasil e enfrentam altas cargas de impostos.

Outro fator que deve ser apontado é a falta de logística no território. Com dimensões continentais, o país tem muitas estradas em condições precárias, a malha ferroviária é pouco utilizada e recebe poucos investimentos.

Em períodos de crise econômica, os fatores se agravam. Segundo as Estatísticas do Cadastro Geral de Empresas divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 341 mil empresas fecharam as portas entre os anos de 2013 e 2016. O segmento mais afetado foi o do comércio, com 262,3 mil de empreendimentos fechados. Ainda de acordo com o levantamento, em 2013 mais de 5,4 milhões de empresas estavam ativas no Brasil, enquanto em 2016 o número caiu para 5,05 milhões, representando uma queda de 6,3%.

Mesmo com essas dificuldades, pode-se dizer que a culpa do fechamento de empresas é a tributação, logística e burocracia dos processos.

Qual o grande erro?

Segundo o Datasebrae, a taxa de sobrevivência das empresas com até 2 anos de existência é de 77%, considerando-se também a ampliação do número de Microempreendedores Individuais (MEI) no país. Com a exclusão do grupo, a porcentagem cai para 58%.

Mas qual é o motivo para o fechamento de empresas ser tão grande? Isso se deve a vários fatores. A gestão do empreendimento, controle do fluxo de caixa e o planejamento realizado afetam como a empresa vai progredir no mercado. Não saber enfrentar dificuldades também pode ser fator chave para diminuir as vendas. Ainda de acordo com o DataSebrae, as principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de vida foi falta de clientes, falta de capital e falta de conhecimento.

Mas o que queremos neste artigo não é desanimá-lo a abrir uma empresa. Afinal, quanto mais negócios criados, há mais oportunidades de emprego, crescimento da economia e melhora a competitividade no mercado. Pensa em abrir uma empresa? Vê futuro no seu negócio? Então é importante analisar o mercado, pesquisar as últimas tendências e fazer o estudo de cases que podem contribuir para o crescimento do seu negócio. Destacamos 5 dos erros cometidos por algumas empresas e como eles podem comprometer o seu negócio.

Imagem com um fundo escuro e detalhes em verde para te indicar sobre o plano gratuito e com um botão para conferir o plano!

1. Mau atendimento

Com a internet, consumidores ganharam poder de comunicação. Não existe mais a chamada “comunicação vertical”, em que as empresas apenas transmitiam informações. É importante saber se dialogar e manter o relacionamento com os clientes. Afinal, o marketing boca a boca ainda é a forma de divulgação mais valiosa para as empresas. Um relacionamento é a base de sucesso de todos os negócios bem sucedidos.

Muitos clientes esperam por cordialidade, atenção e objetividade na resolução de problemas. Por isso, se descuidar de um atendimento agradável ao cliente pode ser o primeiro passo para que, em uma próxima oportunidade de fechar negócio, o cliente busque o concorrente ou por alguém que tenha mais experiência. Uma dica é elaborar um plano de comunicação. Par auxiliá-lo neste processo, produzimos um pequeno infográfico com o passo a passo do que pode ser feito.

2.Não atualizar seu produto/serviço

É comum muitos empreendedores se acomodarem com o número de clientes que possuem e interromperem a busca por novidades no mercado. Mudanças simples, como a mudança de identidade, mudança na embalagem, até as mais complexas, como oferecimento de outros serviços, podem melhorar sua atuação no mercado.

Com uma concorrência cada vez maior, buscar por diferenciais podem significar o seu sucesso em relação aos concorrentes. Trabalhe para inovar no mercado e sair do comodismo. Afinal, “nada é tão bom que não possa ser melhorado”.

3. Não fazer planejamento

Um dos principais erros de muitas empresas é não realizar um planejamento. Ele vai definir campos de atuação, criação de planos de ação e definir metas e objetivos da empresa. Sem o planejamento, não há estratégias para a empresa avançar no mercado e por vezes o empreendedor pode se perder à frente de um negócio.

É importante ressaltar que planejamentos sempre precisam ser consultados e, por muitas vezes, alterados de acordo com indicadores e balanços. Saiba que é impossível uma empresa se desenvolver e crescer sem um bom planejamento.

4. Falta de Comunicação

Mantenha o contato regularmente com a sua equipe de trabalho. Eles são os responsáveis pelo atendimento aos clientes e podem oferecer o feedback do público em relação seu produto/serviço. Esse mesmo feedback pode ser utilizado na análise de resultados e na geração de novos planejamentos para otimizar a sua busca pelos resultados e objetivos.

Planeje reuniões também para dar voz aos colaboradores da empresa e escute dicas sobre como melhorar a empresa não somente para quem é colaborador, mas para quem é cliente também.

5. Não investir em comunicação e marketing

Não adianta nada possuir o melhor produto ou serviço do mercado se você não consegue mostrar os benefícios para o público. Em tempos de marketing digital, dar visibilidade para sua marca em páginas da web é essencial. Ao contrário do que se parece, investir em publicidade online gera mais resultados e é mais barata que o marketing tradicional (aquele com veiculações de anúncios em rádio e TV).

Com páginas em redes sociais, como Facebook e Instagram, anúncios bem segmentados para o seu público e um site próprio, você pode gerar novas oportunidades de vendas e negócios com outras empresas. Ou seja, utilize a internet a seu favor. Não adiante possuir bons produtos e serviços se o seu cliente não souber disso.

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Foto de Vinícius Seabra

Vinícius Seabra

Desde o início de sua carreira, Vinícius Seabra sempre trabalhou na área de vendas. Após alguns anos, formou em Sistemas de Informação e passou a liderar uma equipe de marketing e vendas, com mais de 12 colaboradores. Após vários anos de experiência no mercado digital, iniciou a sua empresa e se tornou sinônimo de qualidade e dedicação.
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