O escritório de contabilidade é fundamental para todo negócio, pois é nele que administra toda a gestão financeira, contábil, pessoal e fiscal da empresa. Em outras palavras, é papel dela na apuração de tributos, elaboração da folha de pagamento, balanço patrimonial, fluxo de caixa, emissão das notas fiscais, cálculo de encargos sociais, entre outros. Contudo, a relação entre a empresa e a contabilidade nem sempre é duradoura, uma vez que podem ocorrer alguns fatores que contribuem para o encerramento, como, insatisfação do serviço prestado, desalinhamento entre as partes ou até mesmo o negócio fechar as portas.
Quando isso acontece, deve haver uma comunicação entre ambas as partes para iniciar o processo de desligamento da parceria. Um dos procedimentos que o escritório deve fazer é arquivar a empresa na plataforma contábil na qual fez toda a contabilidade. Desta forma, iremos explicar se é possível excluir uma empresa no sistema Makro System.
Você vai ler:
É permitido excluir uma empresa na Makro?
A resposta é: Não. Dentro do sistema não é possível realizar a exclusão de nenhuma empresa. Mas não se preocupe! Quando isso acontecer, você deve colocá-la em “arquivo morto.”
Como colocar em arquivo morto?
Abaixo o passo a passo para colocar a empresa em arquivo morto.
- Passo inicial
Acesse a página: Preparar >> Cadastro >> Empresas. Localize a empresa e clique nela.
- Tipo de Cadastro
Ao abrir a tela, você encontrará diversas informações relacionadas à empresa, incluindo o campo “Tipo de Cadastro.” Neste campo, altere para “Arquivo Morto.“
- Aba Outros
Logo após o processo acima, vá para as abas “Datas” e “Outros.”
- Fim de Contrato
Nesta aba, terá o campo “Fim de Contrato.” Insira a data que encerrou o contrato, e por fim, salve.
- Grid
Após salvar, a empresa aparecerá com a legenda “Arquivo Morto” no grid no sistema. Para conferir essa opção, vá no primeiro filtro: “Acessar filtro por Tipo de Cadastro.”
- Empresas em arquivo morto
Após excluir uma empresa, você pode optar por visualizá-las ou não. Caso escolha não ver, basta acessar o filtro e desmarcar essa opção. Assim, você verá apenas as empresas ativas no seu grid.
Leia também:
- Situações que podem excluir a empresa do Simples Nacional
- INSS: Dúvidas de como se inscrever ?
- Como fazer o cadastro de empresa
- Como cadastrar o Certificado Digital?
- Conheça a técnica de vendas o SPIN Selling
Posso ativar a empresa novamente?
Quando você exclui uma empresa na plataforma, ou seja, a coloca em arquivo morto, os dados inseridos não são apagados; eles permanecem no sistema. No entanto, temos uma ótima notícia para você: é possível reativar a empresa a qualquer momento!
Na Makro System, é possível ativar novamente a empresa, o que permitirá a realização de diversas atividades, como geração de relatórios, alterações e inclusão de informações. No entanto, é fundamental revisar todos os dados da empresa no sistema, especialmente os cadastros importantes, para garantir que as informações estejam corretas após a reativação. Isso porque, algumas podem ter sido alteradas, por exemplo, o enquadramento da empresa no cadastro de tributação.
Para ativar a empresa, refaça o mesmo caminho utilizado para colocá-la em arquivo morto. Acesse: Preparar >> Cadastro >> Empresas. No campo “Tipo de Cadastro”, selecione a opção “Ativa”. Em seguida, acesse as abas “Datas” e “Outros“, apague a data que foi inserida anteriormente e clique em salvar.
Perguntas frequentes
Acesse o site do eSocial, selecione a empresa, em seguida, vá para o cadastro dela e clique na opção excluir. Lembrando que, apagará as informações inseridas.
É necessário realizar o encerramento formal com a Receita Federal e a Junta Comercial. Além disso, deve seguir as regulamentações locais de onde a empresa está situada.
Os custos podem variar conforme as legislações e exigências do local.