Com o aumento da taxa Selic anunciado pelo Copom, a taxa atinge o maior nível desde abril de 2017 indo a 11,75%.
Ontem, 17/03, foi um dia movimentado para a economia mundial. Além de todos os conflitos econômicos e políticos do leste europeu, que movimentam toda a economia mundial, a quarta-feira recebeu mais um peso. A chama super-quarta ficou marcada pelo aumento na taxa de juros básica brasileira, Selic, em 1 ponto percentual, fazendo com que a taxa chegasse a 11,75% ao ano, o maior índice desde abril de 2017.
Além disso, o Fomc, Federal Open Market Committee, em português, Comitê Federal de Mercado Aberto, também anunciou o aumento em 0,25 na taxa de juros americana. Desta forma, a taxa de juros americana ficou estabelecida em 0,50% e com perspectivas de aumento durante o ano de 2022, conforme divulgado pelo Federal Reserve (Fed).
A alta nos juros brasileiro e americano reflete diretamente nas empresas, causando dificuldade para estratégias de expansão, além da criação de barreira para investimentos no país. Outro ponto é a problemática da recuperação econômica, está que fica comprometida devida a escassez de crédito a ser tomado pelos brasileiros.
Leia também:
- FGTS 2022: Saque de até R$ 1000 é liberado por MP
- 5 coisas que nunca te contaram sobre software para contabilidade online
- Automação Whatsapp: transforme sua empresa numa máquina de vendas
Comitê de Política Monetária (Copom)
O Copom é um órgão do Banco Central do Brasil (BCB) que se reúne a cada 45 dias para discutir sobre os caminhos da economia brasileira. Nesta reunião é determinada a Taxa de Juros Básica, a Selic, que influência todas as áreas econômicas e com um forte viés de combate a inflação.
O Comitê é comporto pelo presidente e diretores do BCB e alguns agentes de departamentos que estão ligados à nossa economia. Sendo eles representantes dos:
- Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban).
- Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab).
- Departamento Econômico (Depec).
- Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep).
- Departamento das Reservas Internacionais (Depin).
- Departamento de Assuntos Internacionais (Derin).
Relacionados: