Com mais de 32 anos de carreira, Jaílson acompanhou a evolução digital na contabilidade e segue sempre se atualizando.
Você vai ler:
“Era um comodo muito simples de telhado, o chão era de cimento grosso, tínhamos duas mesas e um banquinho de madeira, pintamos o chão”, esse foi o começo de tudo, conta Jaílson Maia sobre os seus primeiros passos na contabilidade. Assim como diversos outros profissionais, Maia, que hoje atende diversas empresas por todo o Brasil, passou por um processo que precisou de resiliência e muito foco para atingir o sucesso.
Conforme conta o contador, sua história com a contabilidade começou quando ele ainda era adolescente. Ele conta que começou a “trabalhar em um banco aos 15 anos e na ocasião era auxiliar de contabilidade”, após isso aos 20 anos deixou o banco e abriu o seu escritório em parceria com o amigo Márcio Guimarães.
Localizado em São Gonçalo do Pará, no interior de Minas Gerais, o escritório contábil teve um início singelo, mas cercado de grandes objetivos. Jaílson e seu amigo Márcio começaram a trabalhar em um pequeno local, com aproximadamente 20 m², ele conta que como o início de tudo é difícil faziam uma troca, “trocava o aluguel por Honorário com o proprietário”.
Outros obstáculos se estendiam à frente dos jovens contadores, mas nenhum deles os pararam. O contador fala que os outros problemas eram os computadores e a linha telefônica, requisitos básicos para os escritórios atuais garantirem a alta performance e que naquela época eram barreiras. “Gastei todo dinheiro de minha rescisão do banco para comprar uma linha telefônica, a qual ainda é o mesmo número até hoje após 32 anos”, relembra.
Em relação aos computadores, Maia fala que “só existiam aqueles computadores marca Cobra de tela verde e discos flexíveis, não servia para quase nada”, pois isso, só em 1992, com a abertura das importações, que tiveram a possibilidade de ter acesso a computadores mais potentes, dando início aos softwares de contabilidade.
Relacionados:
- Evolução dos computadores: saiba qual o melhor para atualidade
- Imposto de Renda 2021
- ECD 2023 deve ser entregue até o fim de maio
- Por que se especializar no mercado de trabalho contábil?
- GDRAIS 2020 – Versão 1.3 atualizada
Referência contábil
O tempo e a persistência são sempre ótimos aliados do contador, um grande exemplo são os resultados colhidos por Jaílson e seu escritório. Após toda sua trajetória, o contador teve a felicidade, como o próprio relata, em ser procurado por um empresário de grande porte da região que atua e, assim, acabou ganhando confiança e expandindo a sua carteira de clientes, o que os tornaram uma referência contábil.
Apesar do início de carreira desafiador, Jaílson é animador e incentiva os novos entrantes no universo da contabilidade, por isso ele deixa um recado: “Hoje o mercado é muito competitivo e precisamos nos preparar além até dos conhecimentos obtidos na faculdade, e por fim, contabilidade é confiança e temos que passar essa confiança juntamente com conhecimento a nossos clientes”, pontua o contador.
Seu início na Makro
Maia é cliente Makro há cerca de 10 anos, sua relação com o Sistema teve início em 2012 quando ele era professor em uma faculdade de Divinópolis/MG, cidade onde a Makro começou suas atividades. Com carreira na área acadêmica, o contador explica que foi através da faculdade que lecionava onde se informou sobre o sistema.
“Obtive informações desse sistema que na época era uns dos poucos sistemas que preocupava também com gerenciamento do escritório”, função esta que é até hoje uma forte aliada dos usuários Makro.
Hoje, o escritório de contabilidade de Jaílson Maia possui atualmente mais de 30 colaboradores especialistas e de alta performance que atendem empresas de todo o centro-oeste mineiro e até mesmo em outros estados da federação.