A comunicação assertiva na contabilidade é fundamental em todos os departamentos, independentemente da área de atuação.
Quando pensamos em escritórios de contabilidade, a comunicação deve ser refinada tanto para o interno (entre os colaboradores) quanto para o público externo (clientes e empresas).
Neste conteúdo, vamos explicar o que é comunicação, como elaborar um plano de comunicação, a importância de se comunicar com assertividade e os principais canais.
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O que é comunicação?
É comum confundir comunicação com exposição de informações.
Por exemplo, se uma pessoa sem formação em física ler um artigo sobre astrofísica, ela terá consumido o conteúdo mas sem efetivamente entender o significado.
Portanto, a comunicação assertiva precisa de três elementos: o comunicador, a informação e o receptor. Para se comunicar com perfeição, a informação deve estar modelada para o receptor, de modo que ele entenda o conteúdo exposto.
Como a contabilidade tem um “idioma” próprio, é imprescindível que ocorra tradução desse idioma para os clientes leigos visando a compreensão do material apresentado.
O que é um plano de comunicação assertiva na contabilidade?
Na seção anterior, você descobriu a definição do conceito de comunicação. Agora, porém, você tem uma tarefa difícil: como aplicar esse conceito e os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia, para expandir o seu negócio?
A melhor resposta é: por meio de um plano de comunicação!
Basicamente, um plano de comunicação nada mais é do que uma estratégia elaborada com o intuito de favorecer a comunicação entre diversas partes. Note que o seu plano pode abarcar inclusive os colaboradores do escritório, que nem sempre são formados em contabilidade.
Montando um plano de comunicação
Para montar um plano de comunicação, é importante levar em conta as demandas dos clientes e colaboradores.
Seus clientes entendem os relatórios contábeis enviados por você? Se sim, ótimo; se não, quais partes eles não entendem e por quê?
Com perguntas simples como essas você consegue modelar uma abordagem de comunicação, fazendo com que o conteúdo dos relatórios fiquem compreensíveis para seus clientes.
O mesmo vale para os colaboradores: até que ponto eles entendem o jargão contábil? Quais conhecimentos são essenciais para eles? Quais posições são críticas e precisam entender a contabilidade?
Qual a importância da comunicação assertiva na contabilidade?
A comunicação assertiva está totalmente alinhada com uma palavra mágica, que vemos em todos os eventos de inovação atualmente: a experiência do cliente.
No fim do dia, é a experiência que o cliente teve que vai dizer se ele tornará a comprar de você ou não. Da mesma forma, uma ótima experiência tende a fidelizar mais clientes, trazendo conforto financeiro para o negócio.
Quais os melhores canais de comunicação?
O melhor canal de comunicação é aquele que mais se adequa ao seu negócio. Não caia no conto de que “quanto mais canais de comunicação, melhor”, porque o ideal é oferecer uma ótima experiência, e isso independe de canal.
Se você não sabe ao certo em qual canal investir, considere os seguintes:
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