Abrir uma empresa é motivo de muita ansiedade para qualquer empreendedor. Com um mercado cada vez mais amplo e competitivo, é preciso ter atenção para empreender com sucesso na sua empresa. Fazer pesquisas de mercado, conhecer o sistema tributário brasileiro e possuir um bom planejamento deve ser a base do seu negócio.
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Mesmo com uma forte crise e pouco dinheiro, é possível encontrar boas oportunidades e chegar ao êxito. Afinal, apresentar novidades e inovação em um mercado saturado sempre é vista com bons olhos pelos consumidores. Para ajudar você e sua empresa, traçamos algumas das principais estratégias que podem fazer sua empresa chegar ao sucesso.
Existe uma fórmula perfeita para empreender com sucesso?
Infelizmente não. Há empreendedores (principalmente os iniciantes) que se atrapalham na ansiedade por desejarem alcançar o êxito de forma rápida. Aliás, muitos acreditam que basta aplicar determinadas ações e estratégias empresariais e será questão de tempo até atingirem um status positivo. Mas não é bem assim. Cada empresa possui um nicho de mercado. Ou seja, cada público exige uma comunicação diferente. Por exemplo: a comunicação com praticantes de futebol não será da mesma forma com os praticantes de vôlei.
Só que há sim algumas estratégias que podem ser aplicadas em todas as empresas, independentemente do público. Quer conferir quais são essas estratégias? Então você está no lugar certo. O Blog Makrosystem separou 5 ações que devem ser realizadas em todo o processo de vida de uma empresa. Essa pode ser a oportunidade para encontrar a motivação que faltava para fazer seu negócio alcançar a estabilidade, o sucesso de público e vendas. Confira abaixo quais são essas estratégias:
Do que você gosta? Então faça!
Curte cozinhar, mas nunca pensou em ser um Masterchef? É torcedor apaixonado por um clube de futebol, entretanto não tem a mínima habilidade com a bola nos pés? Você não precisa fazer necessariamente o que gosta, mas pode trabalhar com isso. Quando se trabalha com algo com o qual há afinidade, é muito mais fácil levar em frente. Porém, todo cuidado é pouco para não se acomodar.
É duro dizer que nem sempre o empresário fará tudo o que gosta. Em alguns momentos ele vai precisar entender sobre fluxo de caixa, lifetime value do cliente, valuation da empresa, ROI e outros termos importantes do mercado empresarial. Além disso, ele vai precisar saber como administrar a empresa em determinados momentos (principalmente naqueles de crise). Empreender com sucesso é mais do que possuir ideias inovadoras. É estar preparado para desafios e possuir um bom senso administrativo também.
Cuidado com os gastos!
Imagine que conseguiu alugar um espaço bem no centro da sua cidade. O ponto é bastante movimentado e você pode gerar muitas vendas. Além disso, você decide gastar com a customização da loja e acaba comprando móveis. Ao fim do balanço, foi gasto mais do que se esperava e o empreendedor acaba pegando um empréstimo com altos juros. Ou seja: prejuízo.
Escolha bem no que realmente é necessário investir, pois alguns custos serão inevitáveis – conta de energia, água, internet, telefone e aluguel. Quer saber como reduzir custos? Uma boa ideia é, dependendo do segmento do seu negócio, buscar uma empresa especializada em coworking. Uma das mais conhecidas da atualidade é a WeWork. Assim, reduzem-se os custos, cria um ambiente colaborativo e há a divulgação do seu trabalho com outras pessoas – oportunidade para ampliar o networking.
Marketing Digital
Certamente você já deve ter escutado o seguinte ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. E, de fato, nada adianta possuir um bom produto ou serviço, se ele não é conhecido pelo público. Investir em Marketing Digital é essencial se deseja visibilidade para sua empresa, além de ser a opção com maior custo-benefício em relação às mídias tradicionais. Através dos diversos canais de divulgação, que pode ser Facebook, Instagram, Google Ads ou outros, é possível mensurar retorno no investimento de anúncios pagos.
Outro ponto positivo é a possibilidade de se relacionar com seu público-alvo, respondendo dúvidas, sugestões e críticas – e aproveitar esse feedback para promover melhorias na sua empresa. Uma vez que construída sua autoridade no ambiente digital, melhor o desempenho de suas vendas. Mas atenção: nada impede que você realize campanhas no meio offline. Tudo vai depender do posicionamento de marca e objetivo da campanha.
Quais os seus diferenciais?
Cada vez mais empresas ampliam os serviços oferecidos, muitos semelhantes aos dos concorrentes. Desse modo, temos um mercado por vezes saturado como consequência e que se diferencia apenas pelo preço. Portanto, questione-se: qual o diferencial do meu produto, serviço e empresa? É por esse ponto que você pode se destacar no mercado. Quer exemplos práticos?
Você possui uma loja de roupas e quer ampliar o reconhecimento de sua marca. Uma boa estratégia seria a criação de um blog sobre moda, aliado a um aplicativo com simulações de vestuário. Também é possível criar uma hashtag no Instagram para que os clientes compartilhem fotos usando as roupas da sua marca. Ou, quem sabe, criar uma linha de roupas feita somente de produtos retornáveis. Legal, não é mesmo?
Planejamento
Parece um mantra conhecido e com ares de clichê, mas é a verdade. Possuir um bom planejamento é a chave para o sucesso de toda e qualquer empresa. Antes de qualquer ação, faça pesquisas de benchmarking, busque o que os concorrentes estão fazendo e, principalmente, estude o comportamento do mercado. No planejamento você também vai definir quem é o seu público-alvo, persona e local ideal para instalar o empreendimento. Nesta fase, empresários até mesmo podem considerar a contratação de uma consultoria de negócios para criar planos de ação.
Bônus: Contabilidade
Uma das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores é a alta carga de tributos e impostos nas esferas federal, estadual e municipal. ICMS, Cofins, IPI… São tantas siglas, que muitos empreendedores não sabem como reagir. Por isso, tenha em mente a contratação de um contador para ajudar a entender o que significa cada tributo. Além disso, ele irá mapear a empresa, identificando problemas e auxiliando no controle obrigações da empresa. A Makrosystem conta com uma equipe de especialistas no assunto e que podem ajudar você a empreender com sucesso. Ficou interessado? Então acesse nosso site e conheça nossa história.
Implantando todas essas ações, vou conseguir empreender com sucesso?
A resposta é pode ser que sim e pode ser que não. Como assim? Por mais que um planejamento seja bem feito, e estratégias estejam bem definidas, toda ideia depende de execução. Ou seja, você só saberá se determinada ação deu certo ao ver os resultados gerados. Caso um plano não tenha sido bem sucedido, não hesite em mudar. Empresas estão se adaptando o tempo todo, pois o mundo muda constantemente.
Como você viu ao longo deste artigo, empreender com sucesso está baseado no trabalho, visão estratégica e muitos estudos sobre o mercado. O importante é manter o foco e sempre buscar inovações para seu negócio. Afinal, o sucesso pode ser para todos. Quer conferir mais conteúdos? Então siga nossas redes sociais e inscreva-se em nossa newsletter.