A presidente da Caixa Econômica Federal anunciou que a instituição firmou uma parceria para reduzir juros das Micro e Pequenas empresas.
Micro e pequenos empresários estão prestes a receber mais apoio da Caixa Econômica Federal, é o que declara a presidente do Banco, Maria Rita Serra. Em anúncio ocorrido durante o evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo nesta terça-feira (11), a presidente diz que a instituição planeja reduzir juros para cerca de 2,1 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs). O programa de redução será possível devido a um acordo entre o banco e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Segundo a Caixa, os juros poderão cair até 33% em algumas linhas de crédito, o que vai ao encontro com a proposta e expectativa de incentivo que o governo e a instituição vem buscando para os programas sociais e econômicos. Serrano evidência que sob a sua presidência, “Toda a função da Caixa no gerenciamento de programas sociais está retornando e, junto com isso, o olhar para o desenvolvimento do país, voltado para o setor produtivo. Precisamos de crédito para produzir”, disse Serrano.
Taxas
As empresas conveniadas poderão efetuar a contratação da linha de capital de gira com taxas que iniciam em 1,21% ao mês. Para aquelas que visam comprar máquinas e equipamentos, o financiamento será com taxas que começam em 1,34% ao mês. O programa GiroCaixa Fampe também passará por redução de juros, com taxas reduzidas na contratação sendo a partir de 1,87% ao mês. .
O GiroCaixa Fampe é fruto da parceria da CAIXA e o SEBRAE, onde visam facilitar o acesso de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, ao financiamento de capital de giro, a linha especial de crédito é disponibilizada pelo banco e garantida pelo SEBRAE por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).
Além das demais reduções de taxas, a Caixa reforça que existem outras vantagens às empresas associadas como “a gratuidade na 1ª anuidade dos cartões de crédito, Convênio de Cobrança Bancária com redução de até 30%, condições diferenciadas em Folha de Pagamento e atendimento especial nas agências da CAIXA”.