Pessoal

Verbas Indenizatórias

Você já ouviu falar sobre verbas indenizatórias?  São valores pagos ao trabalhador em determinadas situações para compensar despesas ou custos relacionados ao trabalho, que não são considerados aumento salarial. Vamos explicar mais sobre esse benefício.

verbas indenizatórias

As verbas indenizatórias são valores que um funcionário recebe como forma de compensação por prejuízos ou despesas relacionadas ao trabalho.  Em outras palavras, são pagamentos que a empresa deve fazer ao colaborador em situações específicas como forma de indenização.

Quem tem direito a verba indenizatória?

Todo trabalhador que enfrenta prejuízos ou danos causados pela empresa, seja material ou moral, tem o direito de receber uma verba indenizatória.  Essa compensação visa principalmente ajudar os colaboradores que passaram por situações ou problemas específicos.

Calculo das verbas indenizatórias

O cálculo das verbas indenizatórias varia conforme a natureza de cada uma delas. Por exemplo, o vale-transporte é calculado com base nos gastos do trabalhador com transporte público, enquanto o auxílio-alimentação pode ser uma quantia fixa fornecida pela empresa.

Algumas verbas indenizatórias

Vale-Transporte

Reembolso de Despesas

Indenização por Danos Morais

Seguro de Vida e Acidentes Pessoais

Auxílio-Alimentação

Adicional Noturno

Aviso prévio

Participação nos lucros eventuais

Algumas Verbas indenizatórias que não incide INSS

Aviso-prévio indenizado

Vale-transporte

Salário-maternidade

Auxílio educação

Salário-família

Auxílio-alimentação pago através de ticket ou vale-refeição

arrasta pra cima e conheça nosso blog!

Gostou do conteúdo?