Entenda de forma direta a Reforma Tributária, seus impactos no consumo, tributos e contadores.
A Emenda Constitucional 132, promulgada em 20 de dezembro de 2023, inicia a unificação de ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins em dois tributos: CBS e IBS
sancionada em janeiro de 2025, regulamentou o cronograma e as regras de transição gradual até 2033.
No período de transição (2026–2033), o IBS substituirá ICMS e ISS e a CBS reunirá PIS/Cofins, criando um IVA dual compartilhado.
Automatize o controle de prazos com o Sistema Contábil Makro.
contadores precisam se adaptar a novas regras de apuração, escrituração e emissão de nota fiscal eletrônica com códigos cClassTrib e CST‑IBS/CBS.
é essencial: escolha entre recolhimento unificado (Simples) ou separado (IBS + CBS) para micro e pequenas empresas.
Empresas no Simples podem perder direito a créditos tributários se mantiverem o regime unificado.
com receita anual até R$ 40.500, poderá ser isenta dos novos tributos.
Profissionais autônomos poderão optar pelo MEI ou Simples e evitar alíquota de até 26,5%, garantindo carga tributária reduzida.
O Governo já publica tabelas fiscais para o IBS e CBS (Informe Técnico 2025.002 v.1.11), essenciais para emissão da NF‑e/NFC‑e atualizadas.
Contadores e escritórios devem participar dos testes oficiais de adaptação ao novo modelo tributário ainda em 2025.
A MakroSystem já atualiza seu sistema contábil para incluir os novos tributos, integração entre departamentos e geração automática de relatórios fiscais.
Adotar um sistema contábil confiável garante maior eficiência e conformidade, reduzindo riscos e potencializando vantagens competitivas.
A MakroSystem já atualiza seu sistema contábil para incluir os novos tributos, integração entre departamentos e geração automática de relatórios fiscais.