Você conhece?

Impostos curiosos

E alguns deles são tão peculiares que é difícil acreditar que realmente existem! Vamos te mostrar alguns dos impostos mais inusitados que governos ao redor do mundo já criaram.

O Imposto para Respirar no Aeroporto -  Venezuela

Imagine desembarcar e pagar uma taxa para... respirar! No aeroporto de Maiquetia, em Caracas, é cobrada uma “taxa de respiração” de 127 bolívares (cerca de 20 euros) por passageiro. Segundo o governo venezuelano, esse valor cobre o custo do sistema de filtragem de ar instalado em 2014, que mantém o ambiente livre de bactérias e maus odores, protegendo a saúde dos viajantes.

Imposto sobre Feitiçaria - Romênia

Na Romênia, onde a magia é parte da cultura, o governo decidiu taxar essa prática. Desde 2011, astrólogos, cartomantes e feiticeiros pagam 16% de imposto sobre seus rendimentos, como forma de arrecadação em tempos de crise. A medida gerou revolta entre os místicos, que passaram a lançar feitiços de protesto contra os governantes.

O Imposto das Janelas - Inglaterra

Em 1696, a Inglaterra criou um imposto sobre janelas, acreditando que casas mais ricas, com mais janelas, deveriam pagar mais. Como resultado, muitas construções passaram a ter poucas janelas, e algumas até fecharam as que já tinham para evitar a taxa. Embora o imposto tenha sido abolido em 1851, ainda hoje é possível ver antigas casas com janelas “apagadas” por tijolos.

Imposto pela Flatulência das Vacas - Dinamarca

Para combater o impacto ambiental dos gases de metano emitidos pelas vacas, alguns países da União Europeia criaram o “imposto de flatulência”. Na Dinamarca, por exemplo, cada pecuarista paga cerca de 100 euros anuais (500 reais) por vaca, visando compensar as emissões de gases de efeito estufa. Pode parecer curioso, mas esses gases representam uma parte relevante do impacto ambiental europeu.

E aí, já conhecia esses impostos? 

Esses são apenas alguns dos impostos mais curiosos que já existiram ao redor do mundo! (E alguns, estão aí até hoje!) Portanto, se você também achou essas histórias bizarras, compartilhe com seus amigos contadores.

arrasta pra cima e conheça nosso blog Com muitos conteúdos para ajudar você, contador!

Gostou do conteúdo?