IVA: o que é?

O IVA é um imposto cobrado em todas as etapas da produção e venda de bens e serviços, que incide sobre o valor agregado em cada fase. Nesse sentido, ele será usado para substituir múltiplos tributos, simplificando a taxação nacional de forma uniforme, promovendo eficiência e justiça no sistema tributário.

CBS, IBS e Imposto Seletivo (IS)

O Imposto Sobre o Valor Agregado incluirá a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Assim ele visa cobrir quase todos os produtos e serviços. Já o Imposto Seletivo (IS) vai ser aplicado a itens mais específicos, como o tabaco, bebidas alcoólicas, etc.

Por que implementar o IVA?

O IVA tem como objetivo simplificar o complexo sistema tributário, reduzir a excessiva burocracia e combater eficazmente a sonegação, promovendo assim o crescimento econômico sustentável e atraindo mais investimentos para o país. Com uma tributação mais eficiente, transparente e equitativa, o IVA facilita a vida dos empresários, melhora a arrecadação e cria um ambiente de negócios mais favorável.

Como será o cálculo do IVA?

O Imposto Sobre o Valor Agregado (IVA) é calculado em cada fase da produção e venda, sobre a diferença entre o valor de venda e dos insumos adquiridos. Dessa forma, seu objetivo será facilitar para que as empresas deduzam os impostos pagos nas etapas anteriores, assim evitando cumulatividade e promovendo eficiência no sistema tributário.

Importância do IVA na reforma tributária

O IVA será implementado com o objetivo de modernizar o sistema tributário brasileiro, simplificando impostos sobre bens e serviços para maior transparência, eficiência e equidade. Assim, sua implementação terá como objetivo facilitar o cumprimento das obrigações fiscais, estimulando crescimento econômico e desenvolvimento social.

arrasta pra cima e conheça nosso blog!

Gostou do conteúdo?