DOcumento básico de entrada
Está pensando em encerrar as atividades da sua empresa ou precisa cancelar o DBE por outro motivo? Nós te ajudamos!
E deve ser emitido na criação da empresa, com intuito de padronizar os dados governamentais. Cancelar o DBE pode ser necessário por diversos motivos, todos fundamentais para a regularidade e conformidade da sua empresa, em situações como: encerramento das atividades, mudança na estrutura societária, correção de erros ou para atualizar informações e manter a conformidade legal.
Seguindo os passos corretos, é bem simples! Mas atenção, esse procedimento não pode ser realizado pela conta Gov.br do representante cadastrado no CNPJ da empresa. Mas, pode ser feito na conta de qualquer outra pessoa. Portanto, caso seja necessário, busque um contador de confiança para te auxiliar.
1. Acesse o site do Redesim. Em seguida, no bloco "Consultas", clique no menu "Acompanhar protocolo". Realize o login se necessário. 2. Na página “Acompanhamento Protocolo Redesim“, vá até a barra Protocolo, insira o número do seu protocolo de DBE e em seguida, clique em “Consultar". 3. Na página seguinte, aparecerá a mensagem “Cidadão, confirma o cancelamento da solicitação?”. Depois, é só clicar em confirmar, e pronto! Seu DBE está cancelado.
O não cancelamento do documento dentro do prazo estabelecido pode acarretar problemas para sua empresa. Assim como gerar custos adicionais e complicações burocráticas no futuro. Portanto, é fundamental estar atento aos prazos e procedimentos necessários para cancelar o DBE, garantindo assim a legalidade e a organização da sua empresa.
Multas em média R$500,00 por mês de atraso, suspensão do CNPJ, impossibilidade de abrir novas empresas. Assim como dívidas fiscais, mesmo depois do encerramento, e prejuízos à imagem como nome negativo. Por isso, se você está fechando seu negócio, a recomendação é cancelar o DBE o quanto antes para evitar dívidas fiscais e outros prejuízos e regularizar sua situação.