cfc

Exame CFC

Confira aqui, perguntas e respostas sobre o Exame CFC!

O que é o Exame CFC?

O Exame CFC é uma prova obrigatória para a obtenção do registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), necessária para o exercício da profissão de contador no Brasil.

Veja um artigo com 50 perguntas e respostas da prova para se preparar!

Quem pode prestar o Exame CFC?

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é destinado principalmente aos bacharéis em Ciências Contábeis. A aprovação neste exame é uma exigência legal para que o profissional possa obter seu registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e exercer legalmente a profissão de contador no Brasil.

1. Formação Acadêmica: É necessário ter concluído ou estar cursando o último ano do curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. 2. Documentação: Dependendo do estágio acadêmico, o candidato pode precisar fornecer uma declaração de conclusão do curso ou um comprovante de matrícula no último período.

Quais os principais requisitos para realizar o CFC?

Quais são as áreas de conhecimento abordadas no Exame CFC?

O Exame CFC abrange diversas áreas, incluindo contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade gerencial, auditoria, legislação e ética profissional, entre outras.

Quantas vezes por ano o Exame CFC é realizado?

O Exame CFC é realizado duas vezes por ano, geralmente em maio e novembro.

Como é composta a prova do Exame CFC?

A prova do Exame CFC é composta por questões objetivas de múltipla escolha, cobrindo os diferentes tópicos do currículo de Ciências Contábeis.

Quantas vezes pode fazer a prova para tirar o CRC?

Os candidatos têm a oportunidade de realizar o Exame de Suficiência Contábil várias vezes se não passarem na primeira tentativa. Contudo, não existe um limite estrito para o número de vezes que você pode fazer a prova. Entretanto, é importante lembrar que cada tentativa requer uma taxa de inscrição, e o exame não é fácil.  Portanto, é aconselhável se preparar adequadamente para aumentar suas chances de aprovação.

Principais áreas em que o CRC é relevante: 

Contabilidade Financeira

Contabilidade de Custos

Contabilidade Tributária

Auditoria

Contabilidade Pública

Consultoria Financeira

Perícia Contábil

arrasta pra cima e conheça nosso blog!

Gostou do conteúdo?