SISTEMA BPO

O contador que está sempre antenado às novidades do mundo contábil já está um tanto quanto familiarizado ao sistema BPO. Aliás, quem busca destaque na área contabilista precisa estar sempre em busca de soluções mais simples e eficazes para oferecer aos seus clientes.

Uma das funções de um bom contador que se preze é fazer com que o cliente ou a empresa que trabalha se dedique às suas atividades principais com foco total, deixando a área contábil para o profissional designado. Obviamente, focar em sua atividade principal sem deixar se descuidar das funções secundárias da organização. Mas é justamente por isso que se terceirizam diversos setores e funções.

Na área contábil por exemplo, o BPO Financeiro é uma dessas soluções, uma vez que é um sistema que conta com inúmeros benefícios estratégicos, tanto para a empresa ou profissional de contabilidade quanto para o cliente que opta pela utilização desse sistema a partir de um profissional 100% dedicado.

Nunca ouviu falar no BPO e não sabe como ele pode ser aplicado no cotidiano do seu trabalho? Acompanhe aqui na Makrosystem este artigo totalmente esclarecedor sobre o assunto.

O QUE SIGNIFICA?

Sabe quando falamos insistentemente sobre terceirização de serviços? Pois é. O BPO pode ser associado a essa prática. A sigla significa “Business Process Outsourcing” que, na tradução livre, significa basicamente a terceirização de processos de negócio. No nosso caso, a terceirização do processo de gestão financeira. 

Mas o que isso quer dizer, afinal de contas?

Esse modelo de trabalho visa oferecer ao seu cliente a possibilidade de contarem com a sua empresa contábil para que ela assuma inteiramente a responsabilidade do trabalho relacionado à gestão financeira da empresa ou organização.

Ou seja: como dissemos, seria a terceirização deste serviço de gestão financeira. Levando em conta a estrutura e porte da empresa que contratará o serviço, o BPO Financeiro pode ser a solução que o empresário esperava para resolver alguns problemas comuns que sempre atingem as empresas em determinada parte do ano.

Vamos para alguns exemplos de problemas que o BPO Financeiro pode ser extremamente útil e resolutivo:

•          A empresa tem contingente reduzido ou não possui um funcionário com a experiência necessária em gestão financeira para assumir a função; 

•          O controle financeiro atual é feito manualmente, sentindo falta de um sistema adequado que otimize a execução das tarefas.

VALE O INVESTIMENTO?

Muito! Mas muito mesmo! Se tem uma dica que damos a quem nos pergunta sobre o BPO Financeiro é: estude, se especialize e venda o seu produto e sua expertise na área. O BPO Financeiro hoje é um baita diferencial no mercado contábil. Não só para a empresa que contrata o modelo, mas também para você que oferece.

O BPO Financeiro é um serviço relacionado à Contabilidade Consultiva, que é uma modalidade que cresce cada vez mais no mercado contábil. Uma coisa puxa a outra: se especializado no BPO, consequentemente você estará incluso numa modalidade que tende a ser referência daqui pra frente, e seu trabalho estará em destaque.

“Mas eu terei retorno financeiro?”

Obviamente que sim. A partir do momento que você tem um diferencial no mercado, você será mais notado, requisitado, e seu serviço oferecido estará em um lugar mais privilegiado entre os profissionais.

O BPO traz uma receita recorrente vinda dos honorários da terceirização. Na maioria das vezes, o valor é maior do que o honorário de serviços de assessoria contábil.

O QUE ENVOLVE O BPO?

O BPO Financeiro envolve alguns serviços práticos e simples da área contábil, mas sua aplicação, por se tratar de uma modalidade mais atual e mecanizada, pode incluir diferentes etapas das quais já estamos acostumados no cotidiano do mundo contábil.

Os serviços mais comuns são: 

• Gestão de contas a pagar e receber

É a personificação da ‘Gestão Financeira’. É literalmente cuidar do que sai e do que entra do caixa da empresa que contratou a modalidade BPO Financeiro. Nesse caso, até mesmo os agendamentos através do internet banking são feitos por você, incluindo os serviços de emissão de boletos bancários e/ou notas fiscais. 

• Conciliação bancária

É um dos trabalhos mais comuns do BPO Financeiro: fazer a conciliação das movimentações e de todas as rotinas financeiras do cliente, garantindo que os saldos batam sempre com o que consta no banco. 

• Gerir a documentação

Esse tipo de serviço de arquivamento e auditoria de toda a documentação financeira também é oferecido pelo BPO. É de sua escolha oferecer esse trabalho como um plus, cobrando um valor a mais, ou colocando junto no “pacote. É nessa gerência que se garante toda a procedência da produção.

COMO POSSO COMEÇAR NESTE SERVIÇO?

Já falamos das grandes vantagens de se aderir ao BPO Financeiro, tanto para você, contador, quanto para a empresa que você tem como cliente. Ah, e nunca esqueça de citar todos estes benefícios na hora que você for “vender o seu peixe”. Afinal, é importante destacar, principalmente, como este investimento feito pelo cliente poderá se tornar rentável para ele em médio prazo. 

Para começar a oferecer este serviço, uma dica valiosa: adote no seu negócio. Quando você for oferecer o serviço, nada melhor que mostrar um case de sucesso. E melhor ainda quando este case for a sua empresa. Utilize seu modelo de trabalho como espelho para vendas futuras.

Mostre seus conhecimentos em plataformas de gestão financeira, em programas que já utilizam a modernidade ao seu favor, como a emissão de notas fiscais eletrônicas. Demonstre conhecimento nas ferramentas automatizadas para que garanta mais segurança à empresa que está lhe contratando.

MEU PÚBLICO ALVO

É onde você não pode errar de jeito nenhum. Não venda o seu trabalho a esmo, valorize o seu empenho e seu modelo de negócio. Assim quando você abriu a sua empresa, todas as outras organizações possuem um plano de negócio. Você precisa ter a visão necessária para avaliar se o BPO Financeiro será viável e rentável para o empresário que você oferecerá seu serviço.

Como dissemos no início do texto, é muito importante que haja esse estudo de público alvo para saber se a modalidade do BPO, por mais atual e necessária que seja para algumas empresas, poderá ser útil para aquela organização que você tentará vender seu trabalho.

Apesar de toda empresa precisar de uma gestão financeira eficiente, o BPO Financeiro pode ser mais interessante para certos perfis de empresa. Mais especificamente, essa solução será adequada para empresas prestadoras de serviço de pequeno porte.

Essas empresas, em início de trabalho e que buscam fazer seu nome em determinada região, precisam de maior suporte profissional em questões burocráticas, como jurídicas e contábeis. Ao oferecer um serviço inovador, comprovadamente eficiente e com cases de sucesso, o empreendedor se familiarizará mais rápido com a modalidade.

O foco nas pequenas empresas é indicado porque as empresas de maior porte geralmente possuem setores internos com profissionais especializados na gestão financeira.

AJUDA COM A SUA EMPRESA?

A Makrosystem possui uma equipe de especialistas nos departamentos contábil, fiscal e pessoal. Estamos preparados para ajudar você e sua empresa a crescerem de forma responsável. Além disso, você conta com um pacote de soluções para organizar sua contabilidade. Clique aqui e conheça nossa empresa!