Se reinventando no relacionamento com clientes

Com essa nova realidade que estamos sendo obrigados a viver, o nosso método de lidar no dia-a-dia com amigos, familiares e clientes mudou completamente. Isso possui lados negativos e positivos, e você já deve ter percebido quais são eles. Afinal, essa questão varia de área para área.

Mas uma é comum para todos os nichos: o atendimento pessoal, o olho no olho, por enquanto, é uma realidade para daqui a alguns meses. Essa readequação da maneira de trabalhar, a adesão ao home office de maneira praticamente imposta por essa nova situação que vivemos, tem seus prós e contras. De um lado, o conforto do lar e a dinâmica do trabalho e horários. De outro, a dificuldade com o atendimento online.

Quando falamos em dificuldade no online não é o domínio de ferramentas, mas sim a transferência de uma metodologia de trabalho totalmente presencial para um mundo conectado. Lógico que, com o avanço da internet nos últimos anos, vários serviços acabaram sendo facilitados pela agilidade que a internet dispôs para todos nós. Mas uma adequação obrigatória sempre gera dúvidas.

O relacionamento com o cliente, onde o empresário sempre buscou criar um laço de amizade para, na maioria dos casos, ter mais liberdade com quem contrata os seus serviços, hoje virou de ponta cabeça. Dos atendimentos pré-pandemia à prospecção de novos trabalhos, o contato com o cliente, agora, é por WhatsApp, por mensagens e vídeos. E isso nos obriga a ser muito mais profissionais do que antes.

Expliquemos.

No contato “olho no olho”, a comunicação é muito mais leve, pois tanto você quando o contratante observam os trejeitos um do outro, sabendo onde podem ter uma conversa mais leve e onde precisam se mostrar mais sofisticados, por exemplo. Mas nunca deixando o profissionalismo de lado.

Com o atendimento online, a relação passou a ser estritamente profissional e, de forma irônica, tendo mais frequência de contato do que havia antes do início da quarentena, dada a facilidade de se enviar uma mensagem ou marcar uma reunião por videoconferência.

Por isso dizemos que há dois pilares nessa mudança de comportamento que você deve explorar bastante para se diferenciar dos demais.

  1. Se coloque no lugar do cliente

Ele também está se readequando a uma nova realidade. São experiências diferentes e, provavelmente, a visão dele perante ao mundo e ao mercado de trabalho mudou drasticamente com esse modo virtual de trabalhar, uma vez que ele estava acostumado àquela correria do dia-a-dia.

É nessa hora que você deve mostrar certa empatia e entender o lado do contratante. Da mesma forma que você precisou mudar toda a sua rotina e metodologia de trabalho, ele também precisou. E, provavelmente, ele lida com mais pessoas e funcionários diariamente do que você, e precisa estar por dentro de tudo que acontece na organização de maneira online.

Ao entender esse lado e demonstrar empatia pelo momento, você ganha a confiança de quem contratou o seu serviço. É se olhar como se você tivesse contratado o seu trabalho. Será que isso o deixa satisfeito? Será que ele precisa de um atendimento personalizado? Atendimento humanizado? Essas perguntas devem pautar sempre o seu jeito de trabalhar.

  1. Seja instrutivo

Reforce com o seu cliente ideias e conclusões que surgiram ao longo das reuniões que vocês fizeram. Force o raciocínio como se vocês estivessem numa reunião presencial, como era feito antes do distanciamento social. Demonstrando esse entendimento e apresentando soluções, seu cliente ficará com a sensação de que o trabalho contratado se assemelha ao atendimento in loco.

E isso conta muito, pois por mais que o empresário precise se adequar à nova realidade, ele se sente na necessidade de que tudo seja feito o mais próximo possível da maneira que era antes, naquele corre-corre diário, pega dali, leva ali, etc. A mudança de comportamento é um passo lento, mas que será dado na hora certa.

AJUDA COM A SUA EMPRESA?

A Makrosystem possui uma equipe de especialistas nos departamentos contábil, fiscal e pessoal. Estamos preparados para ajudar você e sua empresa a crescerem de forma responsável. Além disso, você conta com um pacote de soluções para organizar sua contabilidade. Clique aqui e conheça nossa empresa!