O que é a tal da DLPA?

As várias siglas que compõem o cenário de contabilidade chega a confundir vários empregadores, empresários e até mesmo quem vive o mundo contábil de perto, seja iniciante ou experiente na área. Afinal, é muito complicado decorar todas as siglas que envolvem os diversos tributos, uma vez que há diferenças das taxas pelas três esferas (municipal, estadual e federal).

Uma dessas siglas muito importantes é a DLPA. A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados é um dos maiores desafios da contabilidade de uma empresa, seja ela grande, média ou pequena. É um relatório de extrema importância, pois diz muito sobre como anda a saúde financeira da empresa.

Dessa forma, a DLPA é importante para os gestores, possíveis clientes, potenciais investidores, funcionários, etc. Além disso, ajuda o corpo diretivo a melhorar processos internos e a identificar problemas.

O QUE É?

A DLPA é um relatório em que se consta as mudanças que ocorreram no patrimônio líquido de uma empresa, apontando as mudanças patrimoniais, apresentando os detalhes e as variáveis que influenciaram na alteração entre o saldo inicial e o final, seja lucro ou prejuízo.

Através desse relatório é possível esclarecer qual a real situação patrimonial da empresa e os seus resultados no período analisado. Seu principal objetivo é o de apontar como foi a distribuição do resultado ao longo do exercício, funcionando como uma espécie de mapa, uma vez que aponta a origem do recurso e como ele foi aplicado.

QUAL A IMPORTÂNCIA?

Esse relatório é como se fosse um controle financeiro que ajuda gestores a terem uma visão mais realista sobre o cenário da empresa, auxiliando na tomada de decisão. Ela traz dados como variações do caixa, mostrando os períodos em que houve mais lucro ou prejuízo.

Isso tudo ajuda no planejamento empresarial e possibilita um entendimento mais amplo sobre o crescimento do negócio, onde investir e onde cortar gastos.

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES

Em sua essência, a DLPA traz informações que estão diretamente ligadas à destinação dos lucros, evidenciando todas as alterações que aconteceram no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados no patrimônio líquido da empresa.

Assim, ela indica:

  • O saldo inicial de lucros ou prejuízos, com seus devidos ajustes dos exercícios anteriores;
  • O lucro líquido do exercício e todas as reversões de reservas;
  • O saldo final do período analisando com todas as transferências para reservas que foram realizadas, com o lucro incorporado ao capital;
  • O montante do dividendo do capital social.

Portanto, a DLPA atua basicamente como um comparativo entre o saldo anterior e o final do lucro da empresa no período analisado. Muito mais do que somente apresentar números, a DLPA ajuda a entender o momento da empresa e a projetar seu futuro.

Isso porque ela é um documento que traz informações de extrema importância e complexidade para que o empresário conheça melhor e de forma mais real o cenário financeiro da empresa. Isso ajuda, por exemplo, a capitanear investidores, fazer o nome da empresa no mercado de ações, etc.

Ao trazer estes dados sobre o lucro ou prejuízo, a DLPA permite um entendimento claro sobre a saúde financeira da empresa, sua performance no período e, ainda, ajuda a traçar novas metas para o seu futuro.

A Makrosystem te ajuda!

A Makrosystem ajuda diariamente contadores do norte ao sul do Brasil com um sistema de gestão contábil e tributário completo e online. Você vai poder ficar sempre conectado com as mudanças da legislação com um sistema web ideal para sua empresa. Quer saber mais? Acesse o nosso site e converse com um de nossos especialistas!