Makroserviço: automatizando a busca por notas fiscais de saída

Muitos contadores têm uma enorme dificuldade em acessar as notas fiscais de saída de seus clientes de forma automatizada em seu sistema de contabilidade. Isso se dá por uma série de motivos, mas o principal deles é a falta de uma ferramenta segura, dentro do seu sistema contábil, que gere este material com rapidez, segurança e de forma organizada. A grande maioria dos sistemas contábeis hoje disponíveis no mercado não oferece esta ferramenta, pois exige uma tecnologia avançada e uma interface muito bem realizada com órgãos públicos.

Antes de qualquer coisa, vamos contextualizar a necessidade da ferramenta em um software contábil: a nota fiscal registra a transferência de uma mercadoria ou serviço entre uma empresa e um cliente (que pode ser outra empresa ou consumidor final). Sua principal função é pautar a contabilidade e o pagamento de impostos. Há necessidade de emissão de nota fiscal de entrada e nota fiscal de saída, conforme o tipo de transação realizada. E o software contábil precisa estar preparado para isso.

Para entendermos melhor, é importante frisar que toda mercadoria ou serviço que entra em uma empresa precisa de registro. Há situações em que o vendedor é desobrigado de emitir Nota Fiscal, mas não vamos analisar esses casos especiais neste artigo. A nota fiscal de entrada também serve para garantir a legalização do transporte da mercadoria entre o fornecedor e o cliente.

O PROCESSO DE EMISSÃO DA NF

O processo de emissão da Nota Fiscal de Entrada é similar ao da Nota Fiscal de Saída. Um bom software contábil web pode agilizar esse processo de rastreamento. Em síntese, é utilizado o formulário apropriado da empresa emissora do documento, com a marcação específica no campo que identifica a entrada de mercadorias. Quando a nota registra a entrada de um produto obtido de um não contribuinte do ICMS, as informações de alíquotas e cálculo do imposto devem ser deixadas em branco e o imposto será calculado na saída ou revenda do produto.

O grande foco do Makroserviço consiste em oferecer ao contador o acesso automatizado às Notas Fiscais de saída de seus clientes dentro do sistema de gestão contábil. A nota fiscal é emitida para o cliente quando adquire seu produto ou serviço. A comercialização de produtos exige emissão prévia, pois as mercadorias não podem circular sem nota. No caso da prestação de serviços, a nota fiscal pode ser emitida posteriormente à execução da atividade.

Com os dados completos do recebedor, a empresa vendedora faz o preenchimento completo da nota fiscal de saída, identificando, entre outras coisas: o objeto da negociação; as informações de entrega com condições e valores de frete que pode ser CIF ou FOB; e a classificação fiscal da operação. Lembrando que cada nota fiscal, de entrada ou saída, deve ser lançada no respectivo livro de registro de compras ou vendas. Para o contador, acessar isso de forma fácil, dentro do sistema contábil online, representa um ganho de tempo inestimável.

A emissão de Nota Fiscal de Entrada e Saída, assim como os processos tributários e fiscais do Brasil, é bastante minuciosa e está em constante evolução tecnológica. É preciso conhecê-la detalhadamente para evitar erros. Por isso, o grande objetivo do Makroserviço é auxiliar os contadores justamente na apuração dessas notas fiscais de saída, que se tornam um enorme gargalo no fechamento de períodos contábeis.

Experimente o Makroserviço

O Makroserviço é uma ferramenta do Makrosystem para buscar as notas fiscais de saída de forma automatizada. Com ele, o contador consegue instalar, no próprio sistema contábil web, esta ferramenta que importa automaticamente as notas fiscais de saída.  A instalação é simples e realizada no próprio servidor do contador, facilitando o serviço e importando de forma automática (o cliente já tinha este acesso). Lembrando que o arquivo precisa ser instalado no servidor que contém as notas e é necessária a permissão do Makroserviço pelo antivírus. Saiba mais sobre esta importante ferramenta acessando www.makrosystem.com.br.