Já entregou a ECD da sua empresa?

O prazo final para a entrega da da Escrituração Contábil Digital (ECD) está quase chegando. A data prevista é o dia 31 de julho de 2020. Contudo, como sempre destacamos em artigos anteriores sobre variados assuntos, é fundamental que tudo esteja já preparado com certa antecedência.

A ECD é uma das declarações mais trabalhosas no mundo contábil. Com a nova realidade que vivemos por conta da pandemia do novo coronavírus, essa declaração requer ainda mais zelo e dedicação para que não haja nenhum problema futuro para a empresa.

Essa preparação antecipada evita que o empresário tenha que arcar com multas e penalidades futuramente. Ah, e você já sabe: essa é uma das principais vantagens de se contar com um suporte profissional em contabilidade para a empresa. Isso é economia!

A não entrega da ECD 2020 por atraso acarreta multa para a empresa em 0,5% do valor da receita bruta da pessoa jurídica no período referente à escrituração. Ainda, as organizações que enviarem o documento com erros, estão sujeitas a uma multa de 5% do valor da operação correspondente.

A ECD é uma das obrigações mais importantes de todo contador. Lançada em 2018, é um tributo que substitui as escriturações em papel físico que são enviados comumente à Receita Federal por todas as empresas enquadradas no lucro real.

IMPORTANTE!

Para fazer a declaração da ECD, três informações são consideradas primordiais. São elas:

  • o LivroDiário e seus auxiliares,
  • o Livro Razão e seus auxiliares;
  • o Livro Balancetes Diários com balanços e fichas de lançamento
    comprobatórias das declarações.

PEGUE O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES!

Quanto mais orientações você tiver, melhor. Converse com o seu cliente e explique a importância de ter essas informações com antecedência para que nenhum de vocês dois tenham problemas futuros, especialmente a empresa junto ao fisco.

Com as constantes mudanças do modo de se fazer as declarações, é importante que o contador encoraje o seu cliente e buscar essas informações, seja pela internet ou recorrendo justamente ao profissional da área contábil que lhe atende.

É muito comum deixarmos compromissos para a última hora. Mas isso, no mundo contábil, é muito perigoso. Qualquer erro ou atraso pode ocasionar um grande prejuízo para a empresa, seja ela grande, média ou pequena.

Os erros, em quase sua totalidade, acontecem sempre por atraso do próprio cliente, e não por ineficiência do trabalho do contador.

PENALIDADES

Saiba quais multas podem ser aplicadas por erros na declaração da ECD:

– Multa equivalente a 0,5% (meio por cento) do valor da receita bruta da empresa no período a que se refere a escrituração, para quem entregar a ECD sem atender aos requisitos para a apresentação dos registros e respectivos arquivos.

– Multa equivalente a 5% (cinco por cento) sobre o valor da operação correspondente, limitada a 1% (um por cento) do valor da receita bruta auferida no período a que se refere a escrituração para empresa obrigada a entrega da ECD, e que omitir ou prestar incorretamente as informações referentes aos registros e respectivos arquivos.

– Multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da empresa no período que se refere a escrituração, sendo limitada a 1% (um por cento) desta, para as empresas que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

Já para as pessoas jurídicas que utilizarem o Sistema Público de Escrituração Digital, as multas serão reduzidas:

– à metade, quando a obrigação for cumprida após o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofício.
– à 75% (setenta e cinco por cento), se a obrigação for cumprida no prazo fixado em intimação.

AJUDA COM A SUA EMPRESA?

A Makrosystem ajuda diariamente contadores do norte ao sul do Brasil com um sistema de gestão contábil e tributário completo e online. Você vai poder ficar sempre conectado com as mudanças da legislação com um sistema web ideal para sua empresa. Quer saber mais? Acesse o nosso site e converse com um de nossos especialistas!