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9 dicas para seu escritório contábil driblar a crise pós-pandemia

Em alguns momentos é preciso fazer uma avaliação geral do cenário, neste artigo te ajudamos com algumas dicas para driblar a crise pós-pandemia de maneira eficiente.


Sabemos que a situação econômica em todo o mundo está diferente desde que a pandemia começo a amenizar. É inegável que muitas em presas e escritórios contábeis estão enfrentando muitas dificuldades na estabilização e retomada econômica nos últimos meses.

Foi pensando nisso que listamos 9 dicas para que você consiga manter seu escritório contábil em funcionamento em meio a esse mundo de incertezas que temos vivido. Vamos lá?

CORTE DE GASTOS SUPÉRFLUOS

É fundamental que você tenha mapeado todos os custos de seu escritório de forma mensal. É nesse balancete que você poderá definir prioridades. Ou seja, aqueles investimentos imprescindíveis para que sua empresa continue  exercendo as atividades.

A realidade é que, quando você vai pegar item por item dos gastos mensais, algumas coisas podem ser deixadas de lado por enquanto, especialmente nesse momento de crise, mesmo que sejam gastos que ofereçam um luxo a mais aos seus colaboradores. Acredite: eles entenderão a realidade.

RENEGOCIAR DÍVIDAS

As linhas de crédito estão divulgando frequentemente condições melhores para o consumidor por conta da pandemia. Até mesmo impostos estaduais, como contas de luz e água, devem sofrer alteração em suas taxas e oferecer uma maleabilidade maior para que o empreendedor consiga cumprir suas obrigações fiscais.

REAVALIAR NOVOS CONTRATOS

Para vencermos esse momento de crise, é necessário que nossas empresas continuem buscando mais clientes para atendimento. Nesse novo cenário, é fundamental reavaliar criteriosamente cada um dos novos contratos e verificar se esse é o momento exato para uma nova parceria.

NOVO MÉTODO DE ATENDIMENTO

Nos momentos mais complicados é que precisamos ter maior criatividade para manter os nossos negócios ativos e funcionando a pleno vapor, gerando capital e viabilizando a sua continuidade no mercado. Já pensou em mostrar para o seu cliente que você está cada vez mais adentro dos novos métodos de atuação do mercado?

Deixar de lado o atendimento presencial nesse momento significa, inclusive, sua preocupação com a saúde do seu cliente. Isso não significa que ele ficará sem atendimento.

REALOCAR PESSOAS EM NOVAS FUNÇÕES

A proatividade será algo cada vez mais valioso daqui para frente. É muito provável que novas demandas surjam a partir do momento em que você e sua empresa começarem a entender e se adequar melhor a este cenário de crise.

O momento é de unir seu time de colaboradores em prol da saúde da empresa, e todos entenderão se tiverem que se desdobrar um pouco mais durante um determinado tempo para driblar este cenário e continuar atuando no mercado de trabalho. Construa um time que tenha ambição de fazer com que a empresa volte aos trilhos anteriores a daqui, por exemplo, seis meses.

Jogue limpo! Explique a nova realidade e as tendências para as próximas semanas e meses. Transparência e união em prol de um futuro estável para todos.

TRABALHO REMOTO

Muitas empresas estão incentivando o trabalho remoto como forma de reduzir o contato social entre as pessoas. É fundamental que a empresa incentive essa prática sempre que possível. Se tem algo que sabemos nesse momento é que o isolamento social é ferramenta fundamental no combate ao COVID-19.

Assim como a quarentena, o trabalho remoto não é férias. Existem técnicas e boas práticas que fazem com que o trabalho em casa seja tão produtivo quanto o trabalho no escritório.

Busque o máximo de proximidade possível mesmo em condições de isolamento. Reuniões diárias ou semanais são formas excelentes de reaproximação da equipe.

CAPACITAÇÃO

Atualmente temos milhares de cursos online oferecidos pelas melhores e mais reconhecidas instituições de ensino do mundo, muitas vezes gratuitos.

A capacitação frequente dos sócios e colaboradores é uma forma de aproveitar o momento de crise para se preparar para, em breve, voltar para trabalho de campo.

Mapeie estes cursos que você julga essenciais para seus colaboradores e para a melhora do atendimento da sua empresa. Além disso, você também pode incentivar seu colaborador a fazer cursos “mais genéricos” que eles sempre tiveram interesse em fazer mas nunca tiveram tempo disponível.

Cursos de gestão, administração, marketing digital, produção de conteúdo, design gráfico, programação e línguas estrangeiras podem trazer transformações para a realidade emergente do seu negócio.

INVISTA NA COMUNICAÇÃO

Mesmo nessa crise, a imagem da sua empresa precisa continua a aparecer para que ela não caia no esquecimento, especialmente num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Uma vez que grande parte das pessoas está isolada do convívio social e passa a maior parte do seu dia sem sair de casa, o acesso e permanência nas redes sociais cresce exponencialmente.

Invista neste impulsionamento da sua empresa nas mídias sociais!

Isso pode, inclusive, mudar o seu conceito de posicionamento do seu negócio no mundo online. Gere relacionamento e, se possível, incentive o consumo oferecendo flexibilidade no pagamento e descontos.

Invista na divulgação de produtos que representam uma maior margem de lucro para a sua empresa e que são desejados pelos consumidores. É uma dica valiosa nesse momento em que o caixa encontra-se menos “rechonchudo”.

NOVOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Seu produto pode ser vendido online? Chegou o momento de ativar o atendimento por WhatsApp ou através do Instagram, Facebook, LinkedIn, marketplaces ou qualquer outro meio de comunicação que você utilizar.

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