5 dicas para transformar seu escritório contábil.

O setor de contabilidade é um dos que mais crescem proporcionalmente no Brasil. Vários novos alunos têm se aventurado nesse nicho de trabalho, criando sua própria empresa de contabilidade, atendendo empresários de maneira autônoma ou oferecendo seus trabalhos para uma só organização, trabalhando exclusivamente para ela num setor dedicado dentro da própria empresa.

Fato é: o empreendedorismo na área contábil está em alta no mercado, mesmo com a pandemia. Até porque, se pararmos para analisar de forma minuciosa, o setor de contabilidade pode ser um dos que menos sejam afetados em questão de quantidade de trabalho. Logicamente, todos os setores de trabalho serão prejudicados de alguma maneira. Na contabilidade, pelo fato de vários impostos terem sido prorrogados, os escritórios tiveram que remanejar custos, por exemplo.

Mas vamos fazer uma breve análise: os trabalhos do setor de contabilidade continuam a aparecer, uma vez que os impostos devem ser debitados. Infelizmente, o grande número de CNPJs que deram baixa por conta da pandemia prejudica também o nosso setor, e isso será um desafio daqui para frente.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, a classe contábil brasileira entre 518.587 contadores autônomos e 63.425 empresas contábeis, sendo considerados sociedade e empresários individuais, exceto o MEI que não permite mais a atividade de contabilidade.

Como você pode ver, apesar dos pesares, a concorrência é grande. Por isso, listamos cinco dicas básicas para que você tenha um diferencial a oferecer para o seu cliente. Bora lá?

  1. Fique muito de olho no mercado!

Especialmente nesse momento de pandemia, é muito importante ficar bastante atento às oportunidades que o mercado oferecer. Identifique as necessidades dos seus clientes e as demandas que não são atendidas por profissionais da área.

Normalmente, os “clientes da nova geração”, se assim podemos dizer, exigem muito conhecimento técnico mas, principalmente, agilidade. Ainda mais com a tecnologia na palma da mão, vários empresários entendem que os serviços que antes demandavam dias ou meses, hoje podem ser feitos em horas.

Nesse caso, você tem duas missões: de fato, entregar a demanda em menos tempo; por outro lado, mostrar ao cliente que não é bem assim, e que principalmente na contabilidade o trabalho precisa ser bem feito para que não gere prejuízos para a empresa que contratou os seus serviços.

  1. Identifique e apresente o seu diferencial

A mesmice já cansou todas as empresas. Isso a gente costuma falar muito sobre os setores de marketing e comunicação, exigindo coisas novas para destacar a imagem da empresa na imprensa e mídia online. Mas a contabilidade também entra nessa jogada.

Dependendo do perfil do seu cliente, você poderá criar serviços novos para contribuir com o crescimento das empresas e diferenciar seu escritório no mercado. Além de criar um diferencial para quem você atende, cria também para o seu modelo de negócio. Pense nisso!

  1. Entenda e corra riscos!

Sair da zona de conforto. Seja autônomo, dono de empresa ou assalariado, você precisa assumir os riscos da sua empresa e profissão. Isso não é ter prejuízo, mas sim saber o momento de dar um passo atrás para dar dois a frente daqui um tempo.

  1. Plano de negócio

Já cansamos de falar isso em outros artigos, hein? Defina seu plano de negócio antes de se aventurar no mercado de trabalho. E isso não é só prever lucros ou prejuízos, é apontar as coisas mais importantes da sua empresa, como segmento de atuação, público-alvo, proposta de valor, planejamento financeiro e de marketing, etc.

  1. Use a tecnologia ao seu favor

Falamos aí acima sobre o desejo dos novos contratantes em contar com planos inovadores e tecnológicos, ficando cada vez menos dependentes daquela montanha de papéis nos consultórios. Atraia novos clientes usando a tecnologia a seu favor.

AJUDA COM A SUA EMPRESA?

A Makrosystem possui uma equipe de especialistas nos departamentos contábil, fiscal e pessoal. Estamos preparados para ajudar você e sua empresa a crescerem de forma responsável. Além disso, você conta com um pacote de soluções para organizar sua contabilidade. Clique aqui e conheça nossa empresa!