5 dicas para minimizar os impactos da pandemia na sua empresa

Em alguns artigos, já falamos sobre atuação dos profissionais do setor contábil como home office. Dessa vez resolvemos dar algumas valiosas dicas para empreendedores para que consigam sustentar suas empresas durante e pós pandemia.

A economia mundial já está e ficará diferente depois da pandemia. E foi pensando nisso que listamos 5 dicas para que você consiga manter sua empresa em funcionamento em meio a esse mundo de incertezas que temos vivido. Vamos lá?

ECONOMIZE ONDE PUDER!

Mapeie os gastos e investimentos da sua empresa. É nesse balancete que você poderá definir prioridades. Aqueles investimentos que são imprescindíveis para que sua empresa continue em atividade devem continuar sendo feitos.

É normal que, quando você vai pegar item por item dos gastos mensais, algumas coisas podem ser deixadas de lado por enquanto, especialmente nesse momento de crise, mesmo que sejam gastos que ofereçam um luxo a mais aos seus colaboradores. Novos momentos.

SE ATUALIZE EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO!

É o momento em que você é obrigado a mudar seus métodos de atender os clientes. Use a criatividade para atrair novos parceiros e manter os que você já possui. Já pensou em mostrar para o seu cliente que você está cada vez mais adentro dos novos métodos de atuação do mercado?

Deixar de lado o atendimento presencial nesse momento significa, inclusive, sua preocupação com a saúde do seu cliente. Isso não significa que ele ficará sem atendimento.

NOVAS FUNÇÕES!

A proatividade será algo cada vez mais valioso daqui para frente. É muito provável que novas demandas surjam a partir do momento em que você e sua empresa começarem a entender e se adequar melhor a este cenário de crise.

O momento é de unir seu time de colaboradores em prol da saúde da empresa, e todos entenderão se tiverem que se desdobrar um pouco mais durante um determinado tempo para driblar este cenário e continuar atuando no mercado de trabalho. Construa um time que tenha ambição de fazer com que a empresa volte aos trilhos anteriores a daqui, por exemplo, seis meses.

Jogue limpo! Explique a nova realidade e as tendências para as próximas semanas e meses. Transparência e união em prol de um futuro estável para todos.

Além disso, muitas empresas estão incentivando o trabalho remoto como forma de reduzir o contato social entre as pessoas. É fundamental que a empresa incentive essa prática sempre que possível. Se tem algo que sabemos nesse momento é que o isolamento social é ferramenta fundamental no combate ao COVID-19.

Assim como a quarentena, o trabalho remoto não é férias. Existem técnicas e boas práticas que fazem com que o trabalho em casa seja tão produtivo quanto o trabalho no escritório.

Busque o máximo de proximidade possível mesmo em condições de isolamento. Reuniões diárias ou semanais são formas excelentes de reaproximação da equipe.

CAPACITAÇÃO

Atualmente temos milhares de cursos online oferecidos pelas melhores e mais reconhecidas instituições de ensino do mundo, muitas vezes gratuitos.

A capacitação frequente dos sócios e colaboradores é uma forma de aproveitar o momento de crise para se preparar para, em breve, voltar para trabalho de campo.

Mapeie estes cursos que você julga essenciais para seus colaboradores e para a melhora do atendimento da sua empresa. Além disso, você também pode incentivar seu colaborador a fazer cursos “mais genéricos” que eles sempre tiveram interesse em fazer mas nunca tiveram tempo disponível.

Cursos de gestão, administração, marketing digital, produção de conteúdo, design gráfico, programação e línguas estrangeiras podem trazer transformações para a realidade emergente do seu negócio.

INVISTA NA COMUNICAÇÃO

Mesmo nessa crise, a imagem da sua empresa precisa continua a aparecer para que ela não caia no esquecimento, especialmente num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Uma vez que grande parte das pessoas está isolada do convívio social e passa a maior parte do seu dia sem sair de casa, o acesso e permanência nas redes sociais cresce exponencialmente.

Invista neste impulsionamento da sua empresa nas mídias sociais!

Isso pode, inclusive, mudar o seu conceito de posicionamento do seu negócio no mundo online. Gere relacionamento e, se possível, incentive o consumo oferecendo flexibilidade no pagamento e descontos.

AJUDA COM A SUA EMPRESA?

A Makrosystem possui uma equipe de especialistas nos departamentos contábil, fiscal e pessoal. Estamos preparados para ajudar você e sua empresa a crescerem de forma responsável. Além disso, você conta com um pacote de soluções para organizar sua contabilidade. Clique aqui e conheça nossa empresa!